top of page

CONHEÇA A MAIOR EDIFICAÇÃO EM MADEIRA DO MUNDO, LOCALIZADA NA NORUEGA

Arthur Buchardt, bilionário hoteleiro, construiu prédio que também é à prova de fogo



No início de 2022, a Mjøstårnet, maior edificação do mundo de madeira, foi inaugurada na Noruega, o prédio residencial também abriga um hotel e um salão de eventos. São mais de 85m de altura, duas vezes maior que o Cristo Redentor. Segundo os idealizadores, a ideia é apresentar um modelo de construção sustentável feito com materiais renováveis e com menos recursos para transportar e transformar metais e cimento.


Idealizado pelo empreiteiro Arthur Buchardt, o prédio tem 18 andares, 72 quartos de hotel e salas comerciais e residenciais, o trabalho foi realizado em conjunto entre a empresa de arquitetura Voll Arkitekter e a construtora Moelven, especializada em madeira. O prédio é o terceiro mais alto da Noruega, país com poucos arranha-céus. É feito com madeira de 18 mil pinheiros de reflorestamento da região, a 140km da capital Oslo, e da vizinha Suécia, para encurtar as emissões causadas pelo transporte de longas distâncias por navios e caminhões.


“Ele simboliza o que é possível fazer com madeira, que é possível construir edifícios mais complexos e também arranha-céus. Nós temos que reduzir a emissão de CO2 e esse prédio emite 60% a menos do que uma construção de aço e concreto”, comenta o empreiteiro.


O principal argumento do investidor bilionário hoteleiro norueguês Arthur Buchardt é, justamente, se opor aos dados de emissões conhecidos da construção civil convencional.



De acordo com Øystein Elgsaas, um dos arquitetos da obra, o maior desafio foi lidar com a leveza do material, com o perigo de que o vento e as forças externas desestabilizassem a construção.


Segundo um artigo da Nature de 2021, 8% de todas as emissões globais de poluentes atmosféricos são emitidos só pela indústria de cimento. No mundo todo, são 30 bilhões de toneladas de concretos usados anualmente, três vezes a mais do volume utilizado há quatro décadas. De acordo com estudos, 600kg de dióxido de carbono são emitidos a cada uma tonelada de cimento. Além disso, o crescimento dos centros urbanos pode acabar com a areia do mundo.


A madeira mais usada é a "glulam" (ou mlc, em português), um modelo laminado impermeabilizado com cola industrial, mais maleável e usada em colunas e ligações, e a CLT, um tipo de madeira com ripas mais longas usadas para construir pavimentos e paredes extensas.


RISCO DE INCÊNDIO


Países da Europa restringiram ou proibiram madeira em construções após incêndios devastadores, como o Grande Incêndio de Londres, em 1666. A Noruega teve a própria versão do desastre: a cidade de Ålesund, com muitas casas de madeira, foi destruída por um incêndio em 1904.


Em 2016, as colunas do Mjøstårnet foram incendiadas por duas horas e a análise concluiu que a madeira, apesar de chamuscada e enrugada, queimou apenas 2cm da primeira camada de proteção e manteve seu interior intacto. Segundo os parâmetros da Noruega, a estrutura é considerada segura por resistir ao fogo ininterrupto durante os testes. Como qualquer prédio convencional, a obra possui saídas de emergência, extintores e paredes forradas com gesso foram instaladas contra chamas.


SUSTENTÁVEL?


O Mjøstårnet custou US$113 milhões de dólares, ou cerca de R$580 milhões, o que, de acordo com uma publicação norte-americana, é 11% mais caro do que um prédio nos mesmos moldes feito de concreto e aço.


Nem todos os países possuem reservas de pinheiros. Caso um investidor estrangeiro queira replicar o prédio fora da Noruega e Suécia, as emissões com o transporte também iriam desafiar a proposta sustentável de usar recursos locais.


"Madeira é o único material renovável no mundo", afirma o porta-voz Magne Vikøren para o Ecoa, do portal Uol, repetindo o posicionamento oficial da administração do prédio. Segundo ele, o plantio mantém a regeneração de áreas verdes, que são responsáveis por diminuírem a poluição atmosférica.



Fontes: Uol e InfraRoi

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page