top of page

COMPONENTE EM FORMA DE ESCOTILHA PERSONALIZA A VENTILAÇÃO EM JANELAS

Produto foi projetado para instalação direta no vidro da fachada


Em 2017, a ideia de criar um componente que funciona como janela de ventilação circular, semelhante a uma escotilha, foi apresentada por Robert-Jan van Santen, fundador da empresa de engenharia de fachadas VS-A Group. Pouco tempo depois, em 2018, a Ublo Inc. foi estabelecida na Coréia do Sul, em parceria com Naree Kim.


A linha de janelas de ventilação natural Ublo foi projetada e aperfeiçoada pela área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Ublo Inc. e do VS-A Group.


INSTALAÇÃO DIRETA NO VIDRO


Reprodução: Ublo

O nome Ublo deriva da palavra francesa hublot (janela redonda de navios e aviões, ou escotilha). O produto com formato circular é instalado diretamente no próprio vidro da fachada, de modo diferente dos modelos de janelas do mercado, nos quais os perfis se tornam mais espessos à medida que aumentam os níveis de desempenho das esquadrias.


A Ublo Inc. informa que quanto maior o vidro que receber a janela circular Ublo, mais eficiente será a relação custo-benefício, por melhorar substancialmente a ventilação em comparação com as demais janelas existentes no mercado.


“A abertura Ublo 3.0 é padronizada para ter o tamanho ideal seguro para as proporções do corpo humano”, destaca a direção da empresa. “A abertura circular, que permite a passagem do vento, é projetada e posicionada no vidro conforme o gosto dos usuários”, acrescenta, destacando que as capas (ou itens que vedam a janela circular) podem ser personalizadas tornando-se um elemento decorativo, que combina com o ambiente interno da edificação.


VIDROS TRIPLOS


Em outubro de 2021, a Ublo Inc. desenvolveu um modelo com moldura fixa para vidros triplos (com espessura máxima de 48mm). Os primeiros conjuntos Ublo com vidros triplos foram instalados em um apartamento no 35º andar de um edifício em Siheung, Coreia do Sul. O projeto mostra claramente a diferença entre as janelas existentes e as janelas com Ublo. Estas garantem uma vista desobstruída para o mar.


As pequenas aberturas circulares no vidro ajudam a proporcionar uma ventilação natural no apartamento do 35º andar, devido às diferenças de pressão do ar entre o ambiente externo e o interno.


Reprodução: Ublo

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS


A Ublo Inc. submeteu o produto a inúmeros ensaios e testes de desempenho, com resultados excelentes.


No quesito estanqueidade, o produto utiliza um sistema de blindagem com EPDM que é comprimido ao ser fechado. Tanto a abertura quanto o fechamento são fáceis de realizar e contam com travas firmemente acopladas por meio de força elástica constante, proporcionando excelente desempenho hermético, segundo a empresa.


O produto conta com sistema de impermeabilização e drenagem para evitar a entrada de água da chuva, e pode ser operado sem caixilhos, tendo um excelente desempenho térmico, pois a parte exposta ao exterior não utiliza metal condutor de calor.


Para aumentar o desempenho térmico, no interior da abertura Ublo há um material isolante translúcido de alto desempenho (Aerogel) ou dupla camada de ar.


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page