Artigo por: Joana Kfuri
Celebrado em 23 de abril, o dia do serralheiro homenageia uma das profissões mais antigas do mundo, já que o metal é utilizado na sociedade há mais de 10 mil anos. Foi ao longo das últimas décadas, porém, que esse especialista passou a ter melhores condições de trabalho, principalmente no que diz respeito às ferramentas de seu dia a dia.
Responsável por serviços na arquitetura, indústria, no setor automotivo e até mesmo em obras de arte, o serralheiro necessita de segurança e conforto para executar um trabalho com excelência. Afinal, é preciso mais que habilidade para lidar com peças em chapas de metal, como zinco, latão, alumínio, cobre, aço, ferro galvanizado e estanho.
Para que esses profissionais atuem com excelência, a ferramenta certa deve se tornar a aliada número um do talento. Investir constantemente em capacitação e atualização é de extrema importância. Afinal, novas tecnologias surgem a todo o momento e podem aumentar a produtividade e a segurança do serviço.
Um bom marcador de nível magnético, por exemplo, garante leveza e precisão às medições, os modelos de alumínio são os mais versáteis, adequados para diversas aplicações, desde trabalhos com estruturas metálicas até instalações de móveis. Outro instrumento de medição que precisa ser bem escolhido é o esquadro, já que, se corroído pelo tempo, pode influenciar diretamente no desfecho obtido.
Todo serralheiro sabe bem da importância de se utilizar um bom disco de corte. Quando possui a qualidade necessária, esse acessório é capaz de otimizar o tempo e de garantir o melhor resultado a todo o serviço.
E, por último, vale destacar a tesoura de aviação. Quando não recebe a atenção necessária em sua escolha, a ferramenta tão utilizada pelo serralheiro pode não apenas prejudicar o seu desempenho como também provocar lesões. Para que isso não ocorra, é fundamental que possua dispositivo de segurança para garantir que as lâminas permaneçam fechadas quando não estiverem em uso. Além disso, existem diversas opções no mercado com cabos anatômicos, lâminas serrilhadas e tratadas termicamente, mais resistentes ao desgaste e responsáveis por proporcionar cortes mais limpos e sem rebarba.
* Joana Kfuri, gerente sênior de Brand Activation da Irwin, marca que conta com ferramentas manuais e acessórios para os diversos tipos de profissionais
Comentários