top of page

COMO INSTALAR UM BOX DE BANHO?

Entenda o papel das ferragens e os cuidados necessários com os produtos


*Por Stephanie Fazio


Divulgação: Ideia Glass

A instalação de box de banho está entre os serviços mais procurados nas vidraçarias. Para garantir o mínimo de segurança, a norma técnica recomenda o vidro temperado a partir de 8 mm, cinco vezes mais resistente que o vidro comum, além de se dividir em pequenos pedaços de vidro não cortantes em caso de quebra. Também podem ser aplicados o vidro aramado e laminado, materiais ainda mais resistentes que o vidro temperado.


As principais etapas de instalação de um box começam na escolha dos componentes e acessórios. Um kit de qualidade e mão de obra qualificada são os primeiros passos para uma instalação bem-sucedida, de acordo com Fernando Henrique, especialista técnico Landy Group. “Os principais cuidados devem ser adotados no início da instalação, principalmente com o porcelanato/revestimento do cliente, cobrindo e protegendo contra riscos e lascas. Atenção durante a instalação, seguindo corretamente o passo a passo do fabricante para que a instalação seja perfeita”, orienta.


INSTALAÇÃO


“A primeira etapa é saber exatamente em que lugar o item, trilho, guia e ferragens serão instalados”, explicou Sérgio Reino Júnior, professor do Curso de Vidraceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Paulo, em entrevista à Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). Também é importante informar-se onde passa a tubulação de água no banheiro, para evitar furos em canos.


Raoni Andreetto, analista técnico da Ideia Glass, explica que a instalação deve ser feita da seguinte maneira: primeiro, o instalador tem que fazer a visita para tirar as medidas, conferir a largura do box, medir embaixo, ao centro e no término da altura. “Com isso, ele vai anotar a menor medida como se fosse o tamanho do vão. Depois, vai medir o prumo, colocar o prumo na parede, verificar como a parede do cliente está e fazer as anotações de diferença, caso tenha alguma”.


A próxima etapa é solicitar os vidros do cliente, segundo o analista técnico. Solicitar os vidros do vão do cliente, o kit recomendado da Ideia Glass, se atentar nas questões de garantia do box, de manutenções e ler o manual para estar preparado para o dia da instalação. Quando o box chegar e os vidros estiverem prontos, os profissionais irão novamente tirar as medidas do vão, prumo, fazer as anotações para ver se não teve alteração, se o cliente não lixou a parede, se não colocou um revestimento maior, fez troca de revestimento, para saber se teve alguma alteração. “Mede o esquadro e já faz as marcações na parede com um lápis, canetinha, giz, pode ser com fita adesiva também e vai marcar os pontos, de forma que não fique muito visível e consiga apagar os locais onde pretendem realizar a fixação dos perfis. Eles vão abrir o kit na casa do cliente, pegar o manual, ler atentamente as instruções do passo a passo e começar a instalação”, detalha o profissional da Ideia Glass.


Divulgação: Ideia Glass

Andreetto comenta que a empresa recomenda a leitura do manual do produto. O box Elegance, da Ideia Glass, por exemplo, já está há quatorze anos no mercado e, por diversas vezes, passou por atualizações. “Nós fazemos melhorias nas peças para o cliente e, às vezes, nem nossas opiniões estavam certas no começo, nós tínhamos uma visão e, com o passar do tempo, os próprios profissionais do dia a dia vão instalando o modelo, eles vão prestando atenção em detalhes que não eram visíveis para nós e então vão passando essas dicas através do nosso canal de atendimento do SAC e nós anotamos”, relembra.


DICAS NA INSTALAÇÃO


Divulgação: Landy Group

“Confira todos os itens que vão no kit mencionado no manual e verifique se estão todos os lá, havendo diferenças, tire uma foto e envie para o SAC, sempre tirar foto também das etiquetas do kit”, afirma o analista técnico.


O profissional então fez a leitura prévia do manual para ver se teve atualizações, estando tudo certo, começa tirando a medida de baixo novamente, mede o perfil guia, faz o corte necessário para aquela montagem. “Depois, coloca o perfil ‘H’ padrão e corta, se for preciso também, aí vai para os perfis ‘U’, que são os perfis laterais, onde fixa e recebe o vidro da porta. Mede novamente o local onde vai colocar o tubo superior, o varão, o trilho, a corrediça, como eles chamam, e instala o perfil superior. Faz o furo, prende a peça que está no conjunto de fixação na parede, coloca o tubo, prende o conjunto no vidro e coloca a porta. Praticamente já está instalado o box dessa maneira”, descreve Andreetto.



CUIDADOS


O profissional que realiza a instalação precisa entender o vão do cliente antes da montagem, entender se o ambiente está dentro do esquadro, do prumo e do nível, realizar as anotações e as marcações necessárias, de acordo com o colaborador da Ideia Glass.


“Sempre manter o vão do cliente limpo, passar um pano no lugar da instalação e onde vai ser furado, ter uma lona de piso de proteção. Então, apoiar as ferramentas sempre nessa lona de piso, é ter o zelo e o cuidado com o banheiro do cliente”, recomenda Andreetto. Um próximo tópico é conferir todos os itens do kit, se estão todos os que vêm no manual dentro do kit. Havendo qualquer divergência, é necessário entrar em contato com o SAC ou com o distribuidor que ele fez a compra”.


O PASSO A PASSO DA MONTAGEM, CONFORME A ABRAVIDRO:

  • Verificação das medidas do vão e do produto;

  • Forração de todo o ambiente (para que não haja nenhuma avaria durante a instalação);

  • Organização de espaço na área externa para corte dos perfis (evitando barulho e sujeira no local);

  • Corte dos perfis de acordo com as dimensões do vão;

  • Limpeza do vão com álcool isopropílico (para garantir a melhor aderência na hora da vedação);

  • Instalação dos primeiros perfis ou ferragens (como dobradiças) utilizando prumo e nível a laser;

  • Aplicação dos batedores nos perfis;

  • Encaixe dos vidros e roldanas no sistema;

  • Vedação com silicone, borracha ou outro material que impeça a passagem da água para fora do boxe fechado;

  • Checagem do funcionamento do sistema;

  • Limpeza do ambiente.


MANUTENÇÃO


A periodicidade ideal para a manutenção de ferragens e componentes para evitar desregulagem é de um ano, porém, conforme a norma ABNT NBR 17170 — Edificações - Garantias - Prazos recomendados e diretrizes, fica assegurado que por conta de deformação, oxidação, ruptura e falha de funcionamento, a garantia é de três anos. A falta de manutenção dos componentes do box pode ocasionar mal funcionamento e quebra de componentes, podendo ocorrer acidentes ou até mesmo a quebra do vidro, explica Henrique.


Para Andreetto, o período de manutenção, conforme a norma ABNT NBR 14207/2009 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança deve ser a cada 12 meses. “O indicado seria o cliente estar fazendo a cada seis meses, mas não é necessário. O recomendado mesmo é fazer a cada doze, conforme a norma”.


Segundo o site FVT Acessórios, a vedação do box de vidro é uma etapa muito importante. “Utilize somente silicone de cura neutra e vede os perfis na alvenaria. Faça drenos do lado interno do perfil guia inferior para melhor escoamento d’água”.

Outra orientação é Informar a todos os clientes e vidraceiros, na hora da instalação, a diferença do vidro que está sendo instalado na casa do cliente, mostrar a resistência, explicar para o cliente porque o modelo temperado é o mais indicado para instalação de box, que é um vidro com mais de segurança para esse tipo, se é necessário fazer aplicação da película de proteção, entre outros pontos, conforme o analista técnico.


“Além disso, explicar sobre as travas de segurança do box Elegance, o pino fixo e o pino flexível, orientar o cliente para que não coloque toalha sobre o trilho superior, em questão do Elegance, por conta dos riscos de acidente, como as roldanas descarrilarem no box e a porta sair, por exemplo. Orientar o cliente para que ele não faça movimentos bruscos com o vidro e com a porta”, afirma o profissional da Ideia Glass.


Andreetto destaca que também é importante aconselhar o cliente final para qualquer diferença que ele perceba no box, como algum barulho, travamento, entre outros problemas. “Se houver algum enroscamento no box que impeça ele abrir e fechar, parar de usar imediatamente ou, de preferência, com a porta aberta e chamar um técnico para ver se desnivelou, cedeu um pouco ou se estourou o rolamento, que são coisas que podem acontecer, mas a Ideia Glass oferece cinco anos de garantia para defeito de fabricação e quebra. Para pinturas douradas ou rosé, um ano de garantia”.


TENDÊNCIAS


“Atualmente, temos grande procura por perfis de box com linhas quadradas e retas, com fechamento até o teto. Cores escuras ou em tons metalizados também estão em alta”, diz o especialista técnico Landy Group.


Para atender essa necessidade de fechamento até o teto, a Ideia Glass possui em seu catálogo o box Nobre, modelo que pode ser produzido tanto na altura padrão como em altura de fechamento até o teto, segundo o analista técnico. “Temos um produto reforçado, onde nós trabalhamos com uma roldana especial para esse kit, com roldana dupla. Cada roldana dupla suporta 25kg e pode ser instalada com furação box padrão, o kit tem o sistema de amortecimento, que tanto ao abrir quanto ao fechar entrega desempenho. Ele tem um meio que trava e um fechamento automático do box, assim que passa pelo acionador e esse amortecedor faz um fechamento automático”, detalha.


Divulgação: Ideia Glass


Caso o cliente precise desse mesmo modelo de box, mas um pouco mais rentável, a Ideia Glass conta com o box reto, nas cores dourada e neutro rosé, que também atende essa necessidade. Se o espaço for muito estreito, a empresa instala um box pequeno, chamado Box Flex. “O kit flex atende isso, o que seria feito com um par de dobradiças a mais e pedir sempre que seja atento às normas e recomendações do fabricante para qualquer tipo de projeto”. Por fim, Andreetto cita o Box Elegance, que é o modelo com roldanas aparentes, tendência há dez no mercado.


“Sabemos que um serviço de instalação é sempre complexo, especialmente no que diz respeito a medição de vão, esquadro e prumo, pois, em alguns casos, é necessário apoio de um pedreiro para alinhamento do vão”, informa Henrique, lembrando que a Landy Group não executa instalação, mas a equipe de venda e pós-venda tem estreito relacionamento com instaladores e aprende com eles, até mesmo para aperfeiçoar os produtos.


Fontes: Landy Group, Ideia Glass, FVT Acessórios e Abravidro


댓글


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page