top of page

COMO FUNCIONA A IMPRESSÃO DIGITAL EM VIDRO?

A Gusmão Representações, fabricante de máquinas para vidro, explica sua funcionalidade, os benefícios e possibilidades da aplicação


Reprodução: Gusmão e Vidro Impresso


A técnica da impressão digital em vidro é capaz de trazer inúmeros recursos artísticos ao material. Essa tecnologia imprime no vidro imagens, pinturas, fotos, texturas, grafismos e estampas em alta resolução de até 360dpi.

Reprodução: FAEG Vidros

O processo é semelhante à serigrafia, onde as imagens são aplicadas ao vidro, com uma tinta cerâmica e, em seguida, o vidro é aquecido a cerca de 600°C, aderindo ao material. A diferença em relação à serigrafia é que a impressão digital trabalha com uma matriz na qual é gravada a imagem a ser impressa no vidro.


Dessa forma, é possível imprimir a imagem diretamente de um arquivo eletrônico, reproduzindo exatamente o que é visto na tela do computador. Por isso, podem ser criadas imagens exclusivas, com várias possibilidades de cores. Podem também ser aplicados diversos efeitos, como degradê e opacidade.


A técnica pode ser utilizada em vários tipos de vidro, como laminados, insulados e até vidros jumbos. Assim, os vidros com impressão digital abrangem muitas possibilidades de aplicação, em portas, janelas, divisórias, móveis, boxes e fachadas. O método só pode ser aplicado no vidro sem têmpera que, após o processo de impressão, se torna resistente também a ações mecânicas, já que será temperado durante a produção.


O vidro com impressão digital mantém a qualidade de sua imagem e cores por muito tempo, pois em seu processo de fabricação, a tinta se funde ao vidro, não desgastando a imagem nem desbotando as cores, como acontece com os vidros pintados a frio. O material também é resistente ao sol, chuva e intempéries e se mantém intacto por mais de meio século.


Reprodução: Professional Glass Manufacturer

Por sua durabilidade e resistência, podendo ser aplicado em vidros laminados, é uma alternativa para fachadas, criando visuais incríveis, com imenso apelo estético. Pode ser colocada em fachadas inteiras, proporcionando projetos imponentes e diferenciados, que muitas vezes acabam se tornando referência em algumas regiões e até se tornando cartões-postais de cidades no mundo inteiro. Fachadas com imagens de céu, mar, vegetação e outros tipos de paisagens acabam até se camuflando em meio ao cenário real.



TEXTURA DE PEDRA E MADEIRA

Reprodução: AEC Web

O aspecto perfeito permite que o vidro com impressão digital substitua outros materiais. Um exemplo são os vidros com impressão de texturas que imitam pedra ou madeira sendo utilizados em revestimentos. Dessa forma, é possível ter a aparência de revestimentos diversos com todas as vantagens do vidro, entre elas durabilidade, facilidade de limpeza e superfície lisa.




REVESTIMENTO EM COZINHAS E BANHEIROS


Podem ser imitadas texturas de pastilhas, com a facilidade de não ter rejuntes, em mármore, com a vantagem de resultar em uma estrutura mais leve. No caso do material semelhante a madeiras, haverá durabilidade maior em ambientes úmidos, lavados constantemente, o que não seria possível se o revestimento ou móvel fosse de madeira mesmo, pois iria apodrecer o material. Já o vidro pode ser molhado sem danos. Em boxes de banheiro permitindo a impressão de imagens, tanto fotos como pinturas, de paisagens, desenhos infantis, entre outras figuras.


Reprodução: Vidrado e Vidro Impresso


Para mais informações, acesse: www.gusmao.com.br


Fonte: Gusmão Representações


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page