COMO EVITAR PROBLEMAS COM A FECHADURA DA PORTA?


Foto: Allianz Assistance/ Assessoria Agência Race Comunicação/Reprodução

A fechadura da porta é sinônimo de proteção. É importante não ignorar nenhum sinal irregular e caprichar na manutenção, para que possíveis problemas não se tornem algo maior. Em alguns casos, falhas de travamento podem deixar a segurança vulnerável.


Os imprevistos mais comuns estão relacionados com travamento involuntário da porta, chave presa no miolo, assim como o excesso de utilização, o famoso “abre e fecha” sem razão. Para auxiliar na orientação sobre conservação, André Amado, gerente da Rede de Prestadores da Allianz Assistance, empresa que presta assistência 24 horas, listou algumas dicas práticas para evitar complicações inesperadas.


Atenção aos fatores externos


Apesar da qualidade da fechadura ser fundamental, a localização da casa, para quem mora no litoral ou tem uma casa de veraneio na praia, pode influenciar no aparecimento de transtornos. Com o tempo, o efeito da maresia pode impactar no material e acabar corroendo, prejudicando a durabilidade e a resistência da tranca. Por isso, investir em limpeza e manutenção recorrentes ajuda na boa preservação e funcionamento do item.


Compatibilidade na hora da instalação


Outro ponto de atenção é checar a compatibilidade entre a porta e a fechadura escolhida. Não basta apenas decidir pelo design, a peça precisa ser eficaz na proteção do ambiente. Em alguns casos, as fechaduras podem não resistir e acabar rompendo rapidamente por causa do material utilizado na produção da porta. Para driblar essa dor de cabeça, o ideal é sempre consultar um profissional na hora da instalação para avaliar a harmonia entre os elementos.