top of page

CENTRO DE USINAGEM TKE 954, DA TEKNA, É INSTALADO EM INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS EM SP


Reprodução: Voilàp Holding


A máquina TKE 954 tem sido a aposta da marca de equipamentos para processamento de extrusão de alumínio Tekna, do grupo Voilàp Holding, para os clientes brasileiros. Recém lançado, o centro de usinagem possui quatro eixos sendo tecnológico e funcional. Recentemente, a empresa instalou a primeira TKE 954 no Brasil, na Style Alumínio, em Campinas (SP). “Também temos encomendadas mais uma TKE 954 para a feira FESQUA, duas TKE 955 para um cliente brasileiro e outras duas TKE 954 vendidas na Argentina”, de acordo com a Tekna.


O centro de usinagem TKE 954 foi projetado para furar, fresar e rosquear em qualquer ângulo de -90° a +90° em barras ou peças em alumínio, PVC, ligas leves e aço de até 2mm de espessura. A parte móvel da máquina é composta por um pórtico com motorização de pórtico duplo em uma cremalheira de alta precisão. A cabine de segurança local, fabricada em tecnopolímero, foi projetada para combinar funcionalidade superior, acessibilidade, insonorização e luz com requisitos de segurança e ergonomia.


A marca apostou na combinação de design e tecnologia para atender aos clientes mais exigentes que buscam modernidade e estilo. A nova família de centros de usinagem Tekna proporciona mais produtividade, tecnologia e praticidade. Uma das principais características é seu sistema multipeças, mais veloz e preciso, graças ao protocolo Powerlink (Ethernet), mesma tecnologia utilizada em robôs de alta performance. E toda essa tecnologia não significa mais dificuldade de operação, pelo contrário, a nova plataforma foi desenvolvida para facilitar a programação e operação da máquina com um sistema mais didático e fácil.


O operador possui amplas superfícies envidraçadas para verificar a execução da usinagem e fácil acesso durante a limpeza e manutenção. O interior da cabine garante o transporte de cavacos para o sistema de coleta disponível na base. O eletromandril de 8,5kW é capaz de realizar usinagens mesmo pesadas com resultados rápidos e precisos.


O magazine de ferramentas de 12 posições, integrado à cabine móvel, possui duas posições dedicadas para segurar disco com diâmetro máximo de 250mm e um cabeçote de usinagem angular.


Inclui dois modos de operação diferentes: o primeiro, em modo de zona única, para usinagem de barras inteiras em uma única área de trabalho, até 7m de comprimento; o segundo, em operação dupla, para atuar em várias peças nas duas áreas de trabalho separadas. Na versão com sistema de manuseio de pinças nos eixos H e P, a máquina pode ser utilizada em dupla operação dinâmica, método de trabalho que permite reduzir ao mínimo os tempos de parada da máquina, pois possibilita a disposição automática das pinças em tempo de operação simultâneo em relação aos processos de usinagem do fuso no campo de trabalho oposto.


O TKE 954 possui um scanner a laser para controle de acesso mais preciso e avançado à máquina, elevando os padrões de segurança e de interface operador/máquina. Em operação dupla, o scanner a laser, ao contrário das cortinas de luz, permite a programação adequada das duas áreas de trabalho separadas no eixo X, aumentando a flexibilidade de uso da máquina.


“Para a feira FESQUA, que ocorrerá de 14 a 17 em setembro, no pavilhão São Paulo Expo (SP), além dos equipamentos da marca Emmegi e Ozgenç Makina, a grande novidade será a nova TKE 954 em exposição, mostrando todas as suas funcionalidades”, de acordo com a empresa.


A STYLE ESQUADRIAS


A indústria de esquadrias de alumínio foi criada em 2004, na cidade de Campinas (SP). A empresa familiar nasceu com o propósito de se diferenciar das demais fábricas de esquadrias da região. “Entendemos desde o início que teríamos que trabalhar como em uma indústria, mesmo que seja produzindo portas e janelas para residências horizontais”, diz Luiz Gustavo Caseli, diretor Style Esquadrias.


Em 2009, a empresa adquiriu seu primeiro centro de usinagem CNC, em 2012, foi a vez da máquina de corte CNC Emmegi Precision. “Atravessamos fortemente os anos seguintes com muita parcimônia, tivemos momentos difíceis. Aprendendo com as dificuldades, conseguimos atravessar a tempestade e saímos com mais convicção de que estávamos no caminho certo, que é trabalhar com o foco no cliente, agregando valor em toda cadeia e em toda nossa empresa”, relembra o diretor.


A marca trabalha totalmente com o Sistema Chroma, desenvolvido na Style Esquadrias em parceria com a Perfil Alumínio do Brasil. “Entendemos que, trabalhando com esse sistema, conseguimos ser especialistas nele, praticamos valor e não apenas algo baseado no preço/kg. Nossos produtos e serviços têm cinco anos de garantia”, informa Caseli.


Reprodução: Voilàp Holding

Em 2021, a indústria decidiu realizar um grande sonho: adquirir o centro de Usinagem TEKNA 954, para produzir esquadrias em uma verdadeira máquina italiana. “Não apenas pela qualidade do equipamento em si, mas por todo o conjunto da obra, a robustez, software confiável, intuitivo e extrema qualidade no atendimento”, descreve o diretor.


Caseli afirma que a empresa tem planos de trabalhar focada na integração entre software e máquinas, reduzindo assim margens de erro para obter resultados ainda mais consistentes.


“Temos grandes amigos na Emmegi e grupo Voilàp, que há bastante tempo nos atendem com muito carinho e profissionalismo. A qualidade de seus produtos, serviços e proximidade com seus clientes é algo que apenas uma grande empresa pode nos fornecer, estamos muito felizes e satisfeitos de poder contar com um atendimento primoroso e um estoque robusto de peças e consumíveis”, anuncia o executivo.

Mais informações: www.tekna.it/en/home


Fonte: Voilàp Holding

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page