top of page

BIRD PROTECTION: O VIDRO BIRD FRIENDLY DA DIVINAL

Dia 4 de outubro, no Brasil, é celebrado o Dia Mundial dos Animais, uma data que é amplamente comemorada pela Igreja Católica, pois também se celebra o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Pensando para a proteção dos pássaros, a Divinal Vidros, distribuidora de vidros e espelhos, lançou os vidros bird friendly (amigo dos pássaros, em português).


Reprodução: Divinal Vidros

A linha Bird Protection (proteção de aves, em português) foi lançada na 14ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias - FESQUA, em 2022, que foi “sensação” e já está nos projetos de arquitetos e designers, de acordo com a empresa. Os vidros podem ser aplicados em edifícios de todos os portes e garantem, além da segurança aos pássaros, conforto térmico e acústico e promovem iluminação natural.


PÁSSAROS NÃO ENXERGAM VIDRO?


Em muitas aplicações, as aves não percebem o vidro como um obstáculo em sua trajetória. Quando ele é totalmente transparente, por exemplo, os pássaros não enxergam o material como uma barreira. Quando os vidros são refletivos, a situação é semelhante, pois os animais enxergam a paisagem refletida como uma extensão do seu caminho e colidem, provocando suas mortes.


O QUE É UM VIDRO BIRD FRIENDLY?


Seu principal objetivo é indicar para as aves que os vidros constituem uma barreira, diminuindo as possíveis colisões. Para que isso aconteça, a Divinal Vidros usa uma tecnologia por serigrafia criada especialmente para essa situação.


Reprodução: Divinal Vidros

A solução segue padrões estabelecidos por instituições internacionais, como a American Bird Conservancy (ABC), dos EUA. Os produtos podem ser homologados e testados em ambientes controlados e submetidos a processos rigorosos.


De acordo com os testes de verificação feitos, a eficiência é de 94%. Ou seja, o mais provável é que o pássaro entenda a sinalização e altere a trajetória de voo para longe do vidro, evitando a colisão.


APLICAÇÕES DO BIRD PROTECTION


A serigrafia inserida nesse vidro especial é capaz de se harmonizar com várias perspectivas estéticas de obras. A Divinal Vidros oferece também a possibilidade de utilização de soluções que são quase imperceptíveis aos olhos humanos. Dessa maneira, as aplicações podem ser realizadas em janelas, fachadas, guarda-corpos e qualquer outro espaço em que os vidros possam criar uma barreira visível para o voo dos pássaros.


Para especificar o tipo, é necessário observar duas propriedades do material: o reflexo e a transparência. Nos dois casos, eles não indicam para as aves um perigo iminente, uma vez que apontam para elas um espaço livre, dando a impressão de profundidade para a sequência do percurso.


POR QUE UTILIZAR UM VIDRO AMIGO DOS PÁSSAROS?


Com o passar dos anos, entidades não governamentais, universidades e fabricantes procuraram soluções para reduzir acidentes com aves que se chocam contra as fachadas. Estudos, realizados por entidades ambientais e a imprensa, mostram que cerca de 1 bilhão de aves morrem anualmente nos EUA por colisão contra edifícios.


O estudo ainda especifica os principais pontos dos choques: quase 56% dos impactos ocorrem contra edifícios baixos, de até três andares, e 44% contra residências. Menos de 1% das colisões acontecem em prédios altos. Estes são estudos publicados no ano de 2014.


Com o desenvolvimento do espaço urbano e a utilização cada vez mais comum de vidros na construção civil, o debate fica ainda mais relevante para a sustentabilidade. Isso, porque agora, comprovadamente, é notória a necessidade de reduzir ou eliminar a possibilidade de graves acidentes envolvendo os pássaros.


Para mais informações, acesse: www.divinalvidros.com.br



Fontes: Calendarr e Divinal Vidros


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page