top of page

BENEFÍCIOS DO RELACIONAMENTO COM OS ESPECIFICADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

*Por Fernanda Krentkowski, empresária


Painel de vidro na sala
Divulgação/Foto: Juliano Colodeti, MCA estúdio

A aproximação dos vidraceiros com os especificadores de esquadrias é fundamental para a correta aplicabilidade desses produtos dentro de um projeto. Podemos afirmar que os profissionais arquitetos, designers e engenheiros têm um conhecimento abrangente sobre todos os aspectos que envolvem a construção civil e, os profissionais da indústria de esquadrias, um conhecimento direcionado e profundo em alumínio e vidro, assim, essa parceria resulta na assertividade da especificação por parte do profissional que está à frente do projeto.


Por sua vez, quando há indicação e descrição correta dos produtos, podemos listar alguns benefícios abaixo:

  • Igualdade na concorrência dos orçamentos entre empresas, visto que, todas as empresas que forem orçar receberão a mesma tabela de esquadrias, com cor e tipologia especificada. Isso evita que fornecedores orcem produtos diferentes para o mesmo vão.

  • Fidelidade de execução do projeto. Se o especificador considerou importante determinada tipologia de esquadria, cor ou número de folhas, etc. Vamos supor que ele deve ter realizado um bom trabalho de briefing com esse cliente, compreendendo quais as suas demandas, o que é importante para ele, teto de gastos, etc.

  • Resguardar a serralheria/vidraçaria de responsabilidades desnecessárias. Quando o cliente chega para a serralheria com o detalhamento da esquadria que deseja orçar, a responsabilidade pela recomendação deste ou daquele produto sai de cima da empresa, restando somente a responsabilidade e garantia sobre o produto. Me lembro de uma vez em que uma cliente que sempre que construía utilizava vidros refletivos, em sua mais recente obra, sua residência, a arquiteta a convenceu de usar vidros incolores.

Resultado: ela não gostou e após um ano morando na residência mandou trocar todos os vidros incolores por refletivos. Já imaginou se a vidraçaria tivesse feito essa sugestão de utilizar o vidro incolor invés do refletivo?


E um dos efeitos mais positivos para o cliente é ter o produto correto especificado dentro dos valores que ele está disposto a desembolsar com as esquadrias da sua obra. Como exemplo, podemos imaginar que um cliente, ainda na fase do projeto, tenha uma verba limitada para a construção da sua casa.


Ao saber disso, o especificador pode e deve voltar a sua atenção para os tamanhos de vãos dessa residência. Quanto maior o tamanho do vão, mais se fará necessária linhas de esquadrias robustas, sofisticadas e logicamente mais caras. Ao passo que, se a obra for de alto padrão e o cliente tem uma boa verba para gastar com sua construção, o especificador pode detalhar esquadrias de linhas que apresentem alto desempenho acústico, térmico, vedação superior e apresentem funcionalidade para grandes vãos.


Por fim, posso dizer que aproximar-se do especificador é aproximar-se das vendas. Muitas vezes, a sua empresa é ótima, tem um excelente produto e serviço, o seu serralheiro é o melhor da região, seus instaladores são altamente capacitados, mas ninguém conhece a sua empresa. Quando um especificador da construção civil diz para o seu cliente que conhece a sua empresa, serviço ou produto e, que é bom, essa validação te deixa muito mais próximo de vir a concluir essa negociação.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page