A Udinese Assa Abloy, fabricante de componentes de esquadrias, afirma que a tecnologia está cada vez mais presente em pequenos detalhes do nosso cotidiano, inclusive no abrir e fechar das portas. As fechaduras inteligentes prometem proteger a casa ou escritório com recurso que dispensa o uso de chaves na porta.
Os modelos podem operar a partir de sensores de presença, senhas e biometrias. Além de terem uma instalação fácil, como uma fechadura comum, elas podem ser ligadas a energia elétrica ou com bateria própria, trazendo maior segurança ao usuário em caso de queda de luz.
A fechadura com sensor de presença opera com um dispositivo que é reconhecido por leitura de sinal, abrindo a porta. Já aparelhos com biometria, operam com um banco de dados instalados na base durante a aplicação do equipamento na porta, podendo ser a digital ou palma da mão dos moradores da casa. Alguns dispositivos contam ainda com senha numérica como forma de backup, caso o sistema de dados falhe.
A maior vantagem de usar as fechaduras inteligentes é a facilidade, já que elas dispensam o uso de chaves para abrir. A biometria também representa uma nova camada de segurança, já que não basta saber uma senha numérica, mas também ter suas impressões registradas no equipamento para ter acesso à residência.
Porém, a desvantagem é a alimentação de energia que necessita. Apesar de ser um equipamento que não gasta muito, é possível que ele fique sem bateria caso o usuário não preste atenção ao consumo. Nesse cenário, é necessário pedir assistência técnica própria para abrir a casa.
A Udinese Assa Abloy oferece diferentes modelos de fechaduras inteligentes, como:
BIOMÉTRICA - YDF40
Ela pode ser instalada em portas de correr ou de giro que abrem para direita ou esquerda e por não possuir maçaneta, a abertura ocorre por meio de impressão digital e senha, é a solução ideal para uso em portas com puxador ou maçaneta auxiliar. Veja mais alguns benefícios:
Cadastro de até 30 senhas e senha de acesso temporário;
Permite até 20 impressões digitais;
Fechamento manual e automático;
Possui guia de voz em 4 idiomas;
Produto antipânico com tranqueta para saída de emergência: não exigindo nenhuma credencial para sair do ambiente, bastando apenas girar a tranqueta ou pressionar o botão Abre/Fecha;
Alarme de incêndio e antivandalismo;
Conta com trinco rolete, bico de papagaio (porta de correr) e deadbolt (trava).
SMART LOCK
Para residências e escritórios que precisam de segurança e praticidade, a fechadura Smart Lock é um modelo digital de senha que possui maçaneta, dispensando o uso de puxador.
DIGITAL - UDINEXT 100
A Udinext 100 permite acesso por senha, sendo 99 senhas de usuários e 6 senhas temporárias, acesso de emergência via USB, funcionamento por pilhas AA com indicação de pilha fraca, alarme antivandalismo e guia de voz em 3 idiomas.
Ela é uma fechadura pequena, que pode ser aplicada em portas com tipologia de giro com abertura para direita ou esquerda.
BIOMÉTRICA - UDINEXT 200
Projetada a partir de perfis de alumínio e inox, maçaneta e trincos reversíveis, a fechadura biométrica possui um mecanismo robusto e um alto nível de segurança, podendo ser ativada pela digital ou a partir da utilização de cartões de proximidade.
Além de um sistema de cadastro intuitivo e um suporte para até 99 cadastros, ela possui chave de emergência para trazer segurança ao ambiente.
DIGITAL - YDG 313
Sua instalação é simples e não exige furos ou recortes no vidro. É uma fechadura de sobrepor, possui pino duplo que oferece maior segurança aliado a alarme contra danos e arrombamento. Além disso, o acesso fica facilitado e melhor controlado por travamento automático que pode ser aberto por cartão de proximidade ou senha. A grande vantagem que oferece aos usuários é a maior segurança.
Para mais informações, acesse: www.udinese.com.br
Fonte: Udinese Assa Abloy e TechTudo
Comments