top of page

ASSINADO ACORDO PARA CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA FONTE SOLAR NO ESTADO DE SP

Absolar e Governo do Estado de SP celebraram, no dia 21/11, medida que busca atrair novos investimentos, gerar mais emprego, renda e criar novas oportunidades de negócios


A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima/SP), celebraram, no dia 21/11, o acordo de cooperação para a criação de programa estadual de desenvolvimento da fonte solar e tecnologias sinérgicas, como armazenamento e hidrogênio verde, no território paulista.


Reprodução: Absolar


Junto com a assinatura do acordo, Rodrigo Garcia, o governador de São Paulo, anunciou a ampliação de incentivos fiscais para o setor, com regras mais favoráveis aos projetos de geração própria de energia solar. As medidas visam atrair novos investimentos para os municípios paulistas, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso à energia solar pelos consumidores nas cidades, no campo e em prédios públicos.


A medida equipara o estado de São Paulo aos incentivos fiscais já praticados em Minas Gerais e em outros estados do Sudeste para todas as modalidades de energia solar de até 5 megawatts (MW). A Absolar teve importante atuação nesta conquista, tendo realizado diversas reuniões com o governo paulista, trabalhando e defendendo a concessão pelo estado destes benefícios.


Este novo acordo inclui ainda a divulgação e promoção do programa de certificação voluntária “Qualidade Absolar”, voltado para empresas do setor. O programa busca promover a competitividade saudável no mercado e contribuir para a melhoria da segurança, qualidade, desempenho e satisfação dos produtos e serviços aos consumidores.


ECONOMIA NA CONTA DE LUZ


Para Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, o acordo fortalece o desenvolvimento econômico, social e ambiental de São Paulo por meio da energia solar no território paulista. “Assim, promovemos um maior acesso ao uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, ajudando na economia na conta de luz, protegendo contra aumentos das tarifas e trazendo maior autonomia e independência elétrica”, apontou.


Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, destacou a política de vanguarda do estado, à medida em que abrange também as novas tecnologias sinérgicas à energia solar, como é o caso do armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. “O setor fotovoltaico está pronto para contribuir no crescimento econômico sustentável das cidades paulistas, ajudando no atingimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa”, comentou.


“A medida faz parte do Plano Paulista de Energia (PPE 2050) que visa a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa na economia paulista. A ação também vai ao encontro dos compromissos internacionais, Race to Zero e Race to Resilience, que São Paulo assinou com a ONU (Organização das Nações Unidas), e do Plano de Ação Climática (PAC-2050), lançado na última semana durante a COP27, no Egito”, explicou Rodrigo Garcia.


“São Paulo detém uma das matrizes energéticas mais limpas do Brasil e do mundo, com cerca de 60% de participação de fontes renováveis. O acordo firmado amplia o protagonismo do estado no desenvolvimento de uma economia verde e sustentável”, acrescenta Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.


Fonte: Absolar/Totum Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page