top of page

AS MUDANÇAS NAS TENDÊNCIAS DO MERCADO E COMO ISSO AFETA DIRETAMENTE O SEGMENTO DE REVENDAS DE PERFIS

*Por João Crepaldi, diretor comercial da Metal Centenário Alumínio


Reprodução: DCTech Systems

Há no máximo 20 anos, a grande demanda por esquadrias de alumínio era por produtos anodizados no acabamento brilhante – a exuberância do alumínio brilhando nas fachadas dos edifícios, nas janelas e portas das casas e portões nas entradas de imóveis novos. Algumas variações, como o fosco e os tons de bronze também prosperaram na preferência do consumidor.


Acompanhando as tendências do mercado e a chegada maciça no país das empresas de pintura eletrostática, a demanda por esquadrias em acabamentos anodizados foi cedendo espaço para os perfis pintados, mais resistentes a riscos e manchas, ecológicos e com uma possibilidade enorme de cores e texturas.


Dos perfis pintados, predominou o acabamento na cor branca. Nos últimos 20 anos, o branco dominou o mercado de uma maneira tal que, até a pouco tempo, mais de 80% da demanda por esquadrias era nesta cor. Porém, o mercado se move. De 3 anos para cá, percebemos uma nova mudança na preferência do consumidor. As esquadrias brancas perdem espaço para o acabamento preto fosco, demanda essa que cresceu muito rapidamente, pegando muitas revendas de alumínio no contrapé e forçando uma reestruturação completa dos estoques.


Hoje, perfis de alumínio no acabamento preto representam por volta de 50% das demandas do mercado, em detrimento do branco. E se não bastasse o branco e o preto, entra de vez na preferência dos consumidores cores e acabamentos exclusivos e, principalmente, os perfis amadeirados – lambris ripados para portas (cada vez mais altas, por sinal), portões, fachadas, forros e onde mais for possível substituir a madeira.


Vale a pena lembrar que o uso de esquadrias de alumínio no país de forma mais acentuada data da década de 50 – há menos de 70 anos, portanto. Essas interferências dos movimentos de mercado, as novas tendências, novas cores, novas linhas de perfis, tudo isso implica na necessidade de reorganização das empresas de revenda de perfis de alumínio operacionalmente, comercialmente, estoques, espaço físico, custos, entre outras mudanças.


O mercado sempre se move, e a Centenário Alumínio, que atua no setor desde 1971, acompanha atentamente essas mudanças quase desde o seu início. O nosso esforço e determinação são contínuos para entender as tendências do mercado e atender às suas demandas. Tudo em nome da satisfação do cliente!


Reprodução: Metal Centenário Alumínio

*João Crepaldi, diretor comercial da Metal Centenário Alumínio, fabricante de perfis de alumínio para produção de esquadrias na construção civil e para vários outros segmentos, comerciais e industriais


Fonte: Metal Centenário Alumínio


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page