top of page

AROUCA FECHADURAS: SOLUÇÕES REDUZEM EM 30% O TEMPO DE FINALIZAÇÃO DE PEDIDOS

Recursos como ERP e HCM contribuem com agilidade do negócio que vive a sua 3° geração no mercado produzindo mais de 5 milhões de fechaduras ao ano


Reprodução: Blog Omie

A fim de acompanhar os movimentos que as novas tendências estão gerando nos negócios em um cenário econômico sensível, a Arouca, fabricante de fechaduras e ferragens para construção civil há 84 anos, tem investido em tecnologias para gestão dos seus negócios.


O ano de 2021 trouxe importantes avanços para o setor da construção, que de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cresceu 7,6%. Ainda que 2022 seja um período desafiador, a expectativa é que este mercado continue avançando.


Com o aumento dos lançamentos de novos empreendimentos e retorno dos consumidores para investimentos em reformas e construções, quem atua no setor da construção precisa ter um olhar atento para pontos que hoje são importantes para o consumidor: segurança, qualidade, design e modernidade.


ERP

Oswaldo Arouca. Reprodução: Agência bcbiz

O Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em uma única solução. “O investimento em uma tecnologia ERP é fundamental para o negócio que vive com base em estratégias desenhadas por informações precisas e confiáveis”, afirma Oswaldo Arouca, diretor da Arouca Fechaduras. “Especialmente porque produzimos aproximadamente 5 milhões de fechaduras ao ano, para mais de 30 mil clientes em todo território nacional”, destaca.


A empresa vive atualmente a sua 3ª geração junto a um time de mais de 300 colaboradores. “Algumas pessoas da nossa equipe precisam utilizar todos os dias a solução ERP, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto acabado. Além de toda essa gestão do negócio, a nossa transformação digital também chegou nos [departamentos de recursos humanos] (RH), onde atuamos também com o [gerenciamento de capital humano] (HCM) para trabalhar gestão de pessoas”, fala o executivo.


O HCM transforma as funções administrativas tradicionais dos departamentos de RH – recrutamento, treinamento, folha de pagamento, remuneração e gerenciamento de desempenho – em oportunidades para gerar engajamento, produtividade e valor comercial.


RESULTADOS COM IMPACTO NOS PROCESSOS DE VENDAS


“Conseguimos otimizar muito o nosso processo, o pedido é colocado diretamente pelo nosso representante em um portal de vendas e estando tudo certo já vai automaticamente para a produção. Caso haja estoque, imediatamente é separado e faturado, minimizando assim conferências desnecessárias e dando maior agilidade ao processo, com ganhos expressivos de cerca de 30% a 40% nos tempos de finalização de pedidos”, reforça o diretor.


De acordo com Oswaldo, o HCM também é utilizado pela empresa. A inovação é usada para gerar folha de pagamento, e-social, gestão de ponto e todas as obrigações trabalhistas, com total integração. “Tornamos o processo muito mais ágil, o que antes dependíamos de sistemas diferentes conversando via importação de dados, hoje fazemos muito mais em menos tempo”, complementa.


“Os ERPs podem contribuir com até 50% no aumento das vendas, pois além de permitirem maior agilidade na captura dos pedidos, também possibilitam total integração com estoques e produção dando subsídios para as indústrias se programarem com antecedência para o atendimento desse aumento da demanda”, explica Marlos Carreo Cravo, diretor de produto na Senior Sistemas. Tanto o ERP como o HCM utilizados pela fabricante são soluções da marca Senior, empresa de tecnologia para gestão no mercado nacional e, desde o ano passado, também no mercado internacional, partindo pela América Latina, por meio da aquisição da colombiana Novasoft.


“Não imagino uma empresa que não possua estas informações ou que não esteja almejando isso imediatamente. A gestão do seu negócio fica impraticável sem esses recursos que a tecnologia nos oferece: o acesso a dados confiáveis e de fácil visualização para a empresa”, diz Oswaldo.


“Fazer a verdadeira transformação digital trazendo inteligência para o negócio e dando agilidade às pessoas é o que tem impulsionado as empresas a buscarem atualização tecnológica, com soluções que permitam mobilidade à operação e autonomia para as áreas de negócio executarem suas tarefas sem atrito com o restante da empresa”, finaliza Marlos.


Fonte: Agência bcbiz


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page