O Conselho Geral da ONU, através de um pedido da Comissão Internacional do Vidro (ICG), da Comunidade de Associações do Vidro (CGA) e do ICOM-Glass, aprovou, em maio de 2021, que 2022 fosse declarado o Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas.
A celebração tem como objetivo lembrar o papel essencial do material para a sociedade, tornando-o parte do patrimônio cultural do planeta.
“O intuito do Ano Internacional do Vidro é: celebrar todas as gerações do vidro; o papel do material no avanço da civilização ao longo da história; organizar festivais de ciência, arte e cultura; incentivar a pesquisa entre organizações, indústria, pesquisa e domínio público; criar alianças mundiais em ciência e engenharia para jovens”, conforme informações do portal Iyog.
O material agrega valor às obras com a sua versatilidade e capacidade técnica incomparáveis, sendo o principal canal de informação na sociedade, uma vez que as fibras ópticas de vidro levaram à revolução global da comunicação, por ser a “espinha dorsal” da internet.
O ano será marcado por um amplo planejamento de eventos para garantir que a sociedade científica e artística, fabricantes e fornecedores de vidro e academia e museus de todos os lugares do mundo possam se juntar. O encerramento deverá ocorrer em dezembro, no Japão.
Confira no link abaixo os eventos que irão acontecer durante o ano:
Kommentare