top of page

INOX PEGA ÍMÃ OU NÃO?

Proprietário da Boltinox, empresa especializada em fixadores que estará presente na 15ª edição da FESQUA, explica a relação do inox com o ímã


Parafusos aço inox
Divulgação: Boltinox

Um dos temas que geram divergência é em relação ao magnetismo do aço inox. Existem diferentes tipos de aço inox disponíveis para todas as necessidades hoje em dia. Com isso, pode-se confirmar que sim, o aço inox pode ser magnético, mas isso não é uma regra.


Em algumas composições de ligas do aço há a união entre o aço, a ferrita e a austenita. A ferrita é um elemento bastante magnético, então, a depender do seu nível na mistura, ela transparece em um determinado potencial de imantação. Apesar de trazer esse aspecto diferente e pouco convencional para essa liga metálica, o aço inox com mais ferrita continua sendo categorizado como inox.


Em aços inoxidáveis, a quantidade de ferrita pode variar de 5% a 20% do total da composição, sendo que com o valor mínimo é quase imperceptível a presença de magnetismo e no valor superior fica mais evidenciado.


Por fim, quanto ao velho “tabu” do não magnetismo do aço inox, tendo por base o informativo da norma ISO 3506 que, devido aos diversos processos de conformação, os aços inoxidáveis podem sim ser atraídos pelo ímã.


“Quando se produz alguma coisa em aço inoxidável, como, por exemplo, parafusos de aço inoxidável, eles podem sofrer uma relação de contaminação com o ácido das ferramentas onde ele foi fabricado, podendo ter uma certa imutação”, afirma Ronald Spilborghs, proprietário da Boltinox, fabricante de fixadores em aço inoxidável.


“O que normalmente também é feito, no nosso caso como distribuidores, é fazer um processo de passivação nos fixadores. Que nesse caso fica totalmente livre de qualquer limitação e imantação”, explica Spilborghs.


A fabricante de fixadores em aço inoxidável estará presente na 15ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA), que acontecerá nos dias 11 a 14 de setembro de 2024, no São Paulo Expo (SP).



Para mais informações, acesse: www.boltinox.com.br


ANOTE EM SUA AGENDA

15ª FESQUA - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

Data - 11 a 14 de setembro de 2024

Horário - 13h às 20h | Sábado - 11h às 18h

Local - São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP

Para mais informações, acesse: www.fesqua.com.br


Fonte: Coppermetal e Boltinox


コメント


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page