top of page

AFEAL: PRESIDENTE FILIPE GATTERA FALA SOBRE AS EXPECTATIVAS PARA O ANO

Filipe Gattera, novo presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), em entrevista exclusiva para a “Afeal News”, comenta sobre as expectativas do setor para o ano, as ações planejadas para a associação e conta também sobre sua trajetória como empreendedor.


Filipe Gattera. Reprodução: Afeal

AFEAL News – 2023 já começou com muita movimentação no cenário político e econômico do país. Como será a atuação da Afeal em 2023?


Filipe Gattera – Realmente, temos visto muitas notícias, especialmente em Brasília, o ano começa com muito o que falar. Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que a Afeal não gosta de desordem, nem de violência e nos solidarizamos com a democracia brasileira. Também não posso deixar de comentar que estamos passando por um momento estratégico de mudança no poder. Nós como entidade de classe não temos posicionamento ideológico. Trabalhamos duro para representar nosso setor, defender seus interesses e o desenvolvimento do país, independentemente de quem esteja no poder. E é por isso que eu vejo toda mudança como uma oportunidade de crescer.

Nós terminamos 2022 com muito envolvimento no setor. A Afeal nos últimos anos ganhou espaço e articulação política, por meio da atuação dos nossos porta-vozes e também da articulação com outras entidades parceiras. Acho que este caminho de reconhecimento institucional deve ser um dos pontos fortes da nossa entidade esse ano. A Afeal certamente vai continuar exercendo com primor seu papel de interlocutora entre os fabricantes, governo e sociedade civil com o objetivo de promover o desenvolvimento.


AFEAL News – Como está a expectativa para o crescimento do nosso mercado este ano?

Filipe Gattera – Falando objetivamente sobre o mercado, estou otimista. Vimos que em 2022, segundo dados oficiais, tivemos muitos lançamentos de imóveis de médio/alto padrão e do programa Casa Verde Amarela (CVA), que voltará a se chamar Minha Casa Minha Vida, num patamar elevado e isso indica que, para os próximos três anos, o país vai precisar de muitas esquadrias de alumínio. Outro indicador positivo são os dados de consumo de cimento, que permanecem em um patamar crescente desde 2017. O novo governo também fala muito sobre investir em construção e infraestrutura, com a retomada de obras e a ampliação de programas para o setor da construção. Isso tudo reforça o otimismo da nossa associação.


AFEAL News – Quais os maiores desafios para nosso segmento?

Filipe Gattera – Uma das principais preocupações da indústria de esquadrias de alumínio é a volatilidade da cotação do metal alumínio na bolsa de Londres. Estamos diante de uma crise, guerra entre a Rússia e a Ucrânia, provocando altas nas commodities, e influenciando na cotação do barril de petróleo, o que acaba impactando nos custos das matérias-primas. Outro fator importante é a transição política que estamos passando, que afeta as expectativas do mercado, influenciando diretamente o câmbio. Esperamos que o PIB da China volte a crescer em 2023, essa é a expectativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu um aumento de 3,2%, em 2022, para 4,4%, em 2023.


AFEAL News – Você já é executivo e atua na AFEAL há alguns anos. Como foi a sua trajetória para chegar à presidência?

Filipe Gattera – Resumidamente, sobre minha carreira, sou graduado em Administração Pública e pós-graduado em Gestão Empresarial e MBA Executivo Internacional. Possuo mais de 25 anos de experiência empresarial à frente da Gattera Alumínio, administrando nosso segmento da indústria de esquadrias de alumínio. Em nossa empresa, atuamos no segmento de esquadrias especiais e de fachadas. Acredito que posso contribuir bastante, pois conheço as dificuldades e as dores dos nossos associados. Entre várias atribuições, administro muitos desafios comuns do nosso setor, tais como: dificuldades com concorrência de produtos não conformes, contratos abusivos e qualificação técnica das equipes. Nosso grupo atua de forma expressiva também no setor de distribuição de perfis de alumínio e distribuição de vidros para todo o interior de São Paulo. São experiências diferentes, que proporcionam uma visão abrangente do setor como um todo. Pretendo trazer esta bagagem de conhecimento para a Afeal e agregar valor para nossa entidade. Acredito que juntos podemos conciliar interesses e boas práticas para aprimorar nosso setor, trazendo mais informação, união e reconhecimento para o segmento e também para a Afeal.


AFEAL News – Quais pontos você destacaria como importantes para o sucesso da sua gestão?

Filipe Gattera – Eu acredito que a união do setor é muito importante. Apenas estou dando continuidade a um trabalho que já vem sendo feito e um trabalho que vem dando bons resultados e trazendo bons frutos para nosso segmento. Neste sentido, eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para convidar nossos associados para que sejam cada vez mais ativos. Vamos nos aproximar cada vez mais dos associados, a fim de ouvir suas necessidades e também aumentar a percepção de valor das nossas entregas. Eu quero ouvir vocês, entender cada vez melhor seu dia a dia de trabalho, seus desafios e como pensam. Eu acredito que nossas ações para serem assertivas devem partir dessa demanda. Estamos aqui abertos. Convoco a todos para que façam parte! Nossa gestão será altamente participativa!

Fonte: Afeal


留言


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page