top of page

ABIVIDRO CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA FESQUA

A entidade irá enfatizar o programa Vidro Certo, desenvolvido para a educação da cadeia de vidro plano


Reprodução: Abividro


A Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) completou 60 anos de atuação em 2022, representando a indústria produtora de vidro plano e embalagens instalada no Brasil. A entidade está continuamente se reinventando para levar conhecimentos e novidades para os clientes do vidro no país. Com este intuito, a associação estará presente na 14ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA), de 14 a 17 de setembro de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).


“Estamos inovando em nossa atuação em feiras e eventos e traremos, pela primeira vez, uma versão física de nossa ação de comunicação para cadeia, especificadores e fornecedores, chamada ‘Vidro Certo!’”, diz Maurício Fernandes de Jesus, coordenador de vidros planos.


A Abividro espera unir em um único espaço todas as ações feitas pelos diversos elos da cadeia, que facilitam o conhecimento sobre como a aplicação do vidro pode proporcionar bem-estar, eficiência, design e segurança, sendo um produto eficaz para construções, conforme o profissional.


Jesus afirma que a FESQUA é um evento extremamente relevante para o mercado de esquadrias no Brasil. “Como o vidro é um elemento primordial nas esquadrias, para nós, como representantes de toda indústria vidreira, é uma satisfação imensa fazer parte de uma feira com esse porte”, destaca.


A expectativa da associação é mostrar a união de toda a cadeia do vidro, marcando a fase em que está voltada para a produção de conteúdo educativo de qualidade, com informações de alto grau técnico e, ao mesmo tempo, de forma simples, para que todas as pessoas possam ter acesso aos benefícios proporcionados pelo vidro.


PROJETOS ATUAIS


A Abividro tem hoje dois projetos de grande porte que estão em contínuo desenvolvimento, o portal “Vidro Certo” (vidrocerto.org.br/vc-novo/) e o “Ecoa Circular” (ecoacircular.com.br/).


O portal também foi desenvolvido para a educação da cadeia de vidro plano, desde a indústria até o consumidor final. “Nós queremos mostrar para as pessoas os benefícios da correta especificação do vidro e como o material pode agregar em aspectos diversos, tais como: eficiência energética, segurança, conforto térmico e acústico e valorização estética”, comenta o coordenador.


A intenção do programa “Vidro Certo” é, sobretudo, levar informação de qualidade sobre aplicações do vidro, normas técnicas, guias e manuais, calculadoras e todo tipo de conhecimento relevante para as pessoas que trabalham com o material e para o consumidor final, de acordo com Jesus. “Em breve, iremos divulgar um portal de educação à distância para a cadeia vidreira”, adianta.


Reprodução: Vidro Certo


Já o “Ecoa Circular” é um projeto de educação sustentável para estudantes do Fundamental II e Ensino Médio. Está sendo aplicado em escolas da rede pública e particular e tem como enfoque principal ensinar à nova geração de crianças e adolescentes a importância da economia circular e como o vidro é um material amigo do meio ambiente, explica.


Reprodução: Ecoa Circular

Como representante da indústria de base, a associação também tem buscado estabelecer parcerias com outras entidades que fazem parte da construção civil no país, informa Jesus. Atualmente, a Abividro está se aproximando do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR), de representantes do mercado de esquadrias e de publicações, como a Revista CONTRAMARCO.


PERSPECTIVAS PARA O MERCADO


O coordenador também comenta sobre a importância da união das empresas do setor vidreiro na associação e os benefícios oferecidos. Sendo uma entidade de indústria de base, possui poucos associados, porém com grande influência na dinâmica do setor por ser o elo inicial, onde são desenvolvidas novas tecnologias.


“A associação tem diversas ações institucionais, atuando nas discussões nacionais sobre energia (gás e eletricidade), defesa comercial e no incentivo ao desenvolvimento do conhecimento vidreiro”, menciona Jesus.


Com relação ao movimento do mercado atual do vidro plano, ele observa que segue muito a demanda da construção, visto ser um produto usualmente instalado ao final dos novos projetos, e participando de renovações tanto em fachadas como de interiores dos imóveis.


Em sua visão, o grande desafio do setor está vinculado à pressão de custos, em especial energia, logística e insumos e em educar a cadeia para uso de produtos de maior valor agregado, que podem reduzir custos e o impacto ambiental das edificações.


ANOTE EM SUA AGENDA


14ª FESQUA - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

Data - 14 a 17 de setembro de 2022

Horário - 13h às 20h | Sábado - 11h às 18h

Local – São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP

Credenciamento aberto em - www.mbxeventos.com/AOL6Fesqua/Home?lang=pt


Mais informações: abividro.org.br/

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page