top of page

A RESTAURAÇÃO DA CATEDRAL DE NOTRE-DAME, EM PARIS, ENVOLVE TECNOLOGIA DIGITAL


Reprodução: Uol

O estabelecimento público dedicado à conservação e restauração da catedral de Notre-Dame de Paris, França, anunciou um patrocínio oficial com a Autodesk, provedora de software que está contribuindo com soluções de tecnologia de design e construção, incluindo suporte para Modelagem de Informação de Construção (BIM), dados inteligentes, processo de modelagem de geometria 3D e conhecimento técnico.


O uso do BIM cria um registro digital histórico para maior resiliência para eventos futuros e restauração. Assim, o estabelecimento público dedicado à conservação e restauração da catedral de Notre-Dame está permitindo a colaboração em nuvem entre as partes interessadas e contando com um ambiente de dados comum para servir como um repositório central para todas as informações do projeto, para que todas as partes interessadas permitidas possam ter acesso aos dados e planos mais recentes.


Os dados criados usando tecnologias de captura de realidade antes do incêndio permitiram à Autodesk fazer um modelo 3D BIM da Catedral de Notre-Dame como ela existia antes do evento catastrófico. A empresa então usou scanners de captura de realidade recentes para criar modelos 3D pós-fogo para comparação.


"Agradeço calorosamente à Autodesk por apoiar o renascimento da Catedral de Notre-Dame de Paris. O uso de tecnologias digitais voltadas para a supervisão e gestão do local de restauração é fundamental para a instituição pública. Graças ao patrocínio da Autodesk, o uso de design e tecnologias de construção de ponta e BIM estão sendo aproveitados para ajudar na preparação para a reabertura da catedral e para mais uma vez receber peregrinos e visitantes", disse o general do exército Jean-Louis Georgelin, presidente do estabelecimento público dedicado à conservação e restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris.


"Temos a honra de participar da restauração e preservação futura da Catedral de Notre-Dame, uma maravilha arquitetônica. Desde o incêndio devastador há dois anos, fornecemos financiamento e tecnologia para apoiar o esforço por meio da Fundação Francesa do Patrimoine e este anúncio reforça nosso compromisso", disse Nicolas Mangon, vice-presidente de estratégia de negócios para arquitetura e engenharia da Autodesk e Soluções de Projeto de Construção.


A catedral foi atingida por um incêndio em 15 de abril de 2019, e está passando pela fase de restauração atualmente. "Estamos dentro dos prazos para abrir a catedral ao culto em 2024". Mas "ainda há muito trabalho a fazer", admitiu o general em entrevista ao portal UOL.


Fontes: Autodesk e Uol

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page