ACM sustentável impulsiona obras em diversos aspectos
*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto, consultor ACM e professor universitário
A capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras é um dos principais assuntos deste século, inclusive na construção civil. Dentre as diversas áreas que envolvem a sustentabilidade nas edificações, os materiais de revestimentos ganham destaque, dentre eles o ACM, que é altamente utilizado em fachadas e áreas internas de edificações em geral.
Um material, para ser considerado sustentável, deve ter uma análise criteriosa em diversos aspectos, sendo: I) fábrica; II) processo de fabricação; III) tratamento de resíduos; IV) matéria-prima; V) eficiência energética e VI) manutenção, vida útil e descarte.
SUSTENTABILIDADE NA FÁBRICA
No Brasil, com investimento em tecnologias de ponta, a Projetoal emprega processos avançados nas suas linhas de produção, que garantem 100% de energia consumida renovável, redução e tratamento de resíduos através de filtros e queimadores que eliminam a emissão de componentes orgânicos voláteis na atmosfera, assegurando a qualidade do ar.
O parque fabril da Projetoal conta com neutralização de elementos químicos danosos à natureza, separação de resíduos sólidos, além de estação de tratamento de água e esgoto e reutilização de água para irrigação e limpeza.
SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO
Ao analisar o ciclo sustentável de um produto, é necessário verificar aspectos que vão além do produto acabado, ou seja, pronto para ser instalado. Nos resíduos industriais gerados por materiais não conformes, a Projetoal recicla 100% dos resíduos internamente, com o metal sendo encaminhado novamente ao fornecedor e o polietileno moído e reutilizado na linha de produção. A cada três meses são retirados aproximadamente 1 bilhão de sacolas de supermercado do lixo, graças ao polietileno utilizado no ACM da Projetoal, que tem como base, o pós-consumo deste tipo de material.
SUSTENTABILIDADE NO PRODUTO
A Projetoal tem abordagem inovadora e ambientalmente consciente na fabricação de painéis de alumínio composto (ACM). A importância dada pela empresa no assunto inicia-se pela matéria-prima. 95% das lâminas de alumínio são provenientes de reciclagem de latas de bebidas. Essa prática reduz a necessidade de extração de minérios e promove economia circular, o que evita descarte inadequado de materiais no meio ambiente. Os aditivos retardantes a chamas e cargas minerais são adquiridos diretamente das mineradoras com certificado ambiental.
SUSTENTABILIDADE NO EMPREENDIMENTO
No passado, construtoras e incorporadoras buscavam certificações como grande diferencial, entretanto, atualmente passou a ser um pré-requisito que comprova responsabilidade ambiental e eficiência. Estas boas práticas são traduzidas por benefícios que vão desde a facilitação de créditos até a exploração midiática no mercado imobiliário.
No Brasil existem alguns tipos de certificações, dentre eles, vale destacar:
O Selo Caixa Azul, que relaciona à classificação socioambiental de projetos financiados pelo banco Caixa. Dentre os diversos processos, a conservação de recursos materiais são um dos itens abordados.
A AQUA-HQE é uma certificação internacional desenvolvida pela francesa HQE, cujo o foco é atestar a gestão com excelência na qualidade ambiental.
A LEED é uma certificação que pode ser obtida em várias tipologias, dentre elas, para novas construções e grande reformas (LEED BD+C), para design e construção de interiores (ID+C) e para operação e manutenção de edifícios existentes (LEED O+M), entre outras. Dentre os diversos aspectos analisados, o uso de materiais e recursos é abordado nesta certificação.
Em todas as principais certificações são destacados os materiais empregados na obra, dentre eles, os de revestimentos, como elementos importantes no processo para obtenção do certificado.
*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.
ความคิดเห็น