top of page

AÇO INOX: SUA COMPOSIÇÃO E TIPOS DE APLICAÇÕES

A fornecedora de fixadores Boltinox fala sobre os modelos do aço inox


O aço inox é altamente resistente à corrosão, sendo uma liga constituída de cromo, níquel e uma participação de outros elementos. “Nesse conjunto de elementos o cromo se destaca, porque o seu papel é fundamental na proteção do aço, pois ele cria uma camada protetora quando em contato com o oxigênio da atmosfera”, explica a Boltinox, fornecedora de fixadores e outros itens produzidos com aço inoxidável. A esse processo característico do material dá-se o nome de "passividade".


Os produtos da marca que atende os mercados de fixadores para esquadrias e acessórios, vidros, painéis fotovoltaicos e sanitários passam, após sua estampagem, pelos mais modernos processos de passivação. A maioria dos fixadores em inox é fabricada a partir de aços inoxidáveis do tipo austenítico da série 300 (304 e 316).

Reprodução: Boltinox

O aço austenítico é composto por 18% de cromo e 8% de níquel, por isso, é conhecido como aço inoxidável 18-8. Trata-se de uma liga metálica de alta qualidade e ecologicamente adequada. Veja três tipos para diferentes aplicações:

  • Aço inox AISI 304 (A2): é o tipo de fixador mais conhecido por ser o de maior aplicabilidade. Normalmente é utilizado na construção civil e em diversos segmentos da indústria, entre os quais: aeronáutica, ferroviária, têxtil, frigorífica, e hospitalar;

  • Aço inox AISI 316 (A4): apresenta maior resistência à corrosão do que o de “Inox 304” e é indicado para locais com altíssima agressividade ambiental. Por exemplo: na fixação de esquadrias de alumínio em regiões próximas do mar, onde a maresia atua com grande intensidade, provocando corrosão rápida e profunda nos fixadores e mesmo em outros componentes sem proteção. Este tipo de fixador também é utilizado em construções navais, indústrias petroquímicas, químicas, de celulose, entre outras.

  • Aço inox AISI 410 (C1): Tem propriedade mecânica superior aos da série 300, porém a sua resistência à corrosão é inferior. Por essa razão, é submetido a tratamento superficial, para que tenha as mesmas características dos aços inox da série 300. É muito utilizado na produção de parafusos auto-brocantes, geralmente utilizados na construção civil para a fixação de esquadrias de alumínio ou de PVC, pelo fato de dispensar o uso de pré-furo, gerando ganhos de produtividade.

Reprodução: Revista Contramarco

SOBRE A BOLTINOX


Fundada há 28 anos, a Boltinox produz itens customizados conforme o desenho do cliente. Fazem parte da sua equipe profissionais com mais de 40 anos de experiência no segmento, pioneiros na fabricação de fixadores de aço inoxidável no Brasil.


Desde 2004, a empresa é certificada pela Societé Generale de Suveillance (SGS), com ISO 9001:2015, o que dá a garantia dos produtos fornecidos. Esta certificação exige a aquisição de itens produzidos por fornecedores também certificados com o ISO 9001:2015.


A empresa garante o abastecimento contínuo e pontual em seus produtos com um rigoroso controle das demandas mensais. “Esta filosofia de trabalho permite à Boltinox oferecer produtos com qualidade garantida e com preços altamente competitivos”, afirma a marca.


Para mais informações, acesse: www.boltinox.com.br


Fonte: Boltinox e Revista Contramarco


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page