top of page

5 OBRAS DE OSCAR NIEMEYER EM BRASÍLIA PARA CONTEMPLAR SEUS TRAÇOS

Oscar Niemeyer foi um dos principais pilares da arquitetura moderna ao se tornar um dos mais premiados e influentes arquitetos do planeta. Seu trabalho, famoso pelas curvas em concreto armado, uma de suas especialidades, ganhou o mundo em grandes edificações em países como Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Índia e Argélia. Mas foi em Brasília, cidade idealizada por Juscelino Kubitschek e imortalizada por Lúcio Costa, seu amigo e antigo patrão, que algumas de suas obras mais notáveis se popularizam.


Em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15/12, mesma data em que Niemeyer nasceu, o B Hotel relembrou algumas das obras mais famosas e marcantes do mestre da arquitetura na capital federal.


CONGRESSO NACIONAL


Reprodução: Istock

Popular na TV por conta das suas aparições quase que diárias no telejornal, o Congresso Nacional é a casa da Câmara e do Senado, em Brasília (DF), e foi projetado por Niemeyer em parceria com o engenheiro pernambucano Joaquim Cardoso. A edificação, chamada oficialmente de Palácio Nereu Ramos, foi inaugurada junto com Brasília e é um dos símbolos da capital federal por conta da sua peculiar aparência, com duas cúpulas contrastantes entre as torres centrais.


PALÁCIO DO PLANALTO


Reprodução: Istock

Outro lugar bastante popular nos telejornais é o Palácio do Planalto, lar do gabinete oficial do Presidente em exercício. Situado na Praça dos Três Poderes, ao lado do Congresso e do STF, também projetados por Niemeyer, o Palácio do Planalto emana ares de modernidade graças ao seu arrojado projeto arquitetônico. O charme está nas colunas do prédio, que segundo o próprio Niemeyer, conseguiram dar um efeito leve, como penas pousando no chão.


CATEDRAL METROPOLITANA


Reprodução: Istock

Considerada por muitos como a grande “obra-prima” de Niemeyer, a construção rendeu ao arquiteto o Prêmio Pritzker em 1988, o equivalente ao Nobel de sua profissão. O edifício foi projetado para relembrar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Em cada uma das suas quatro entradas, há estátuas representando os apóstolos Mateus, Marcos, João e Lucas.


MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA


Reprodução: Istock

Pertinho da Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República, no Setor Cultural Sul da Esplanada dos Ministérios, é outra obra arquitetônica de Niemeyer que costuma atrair a atenção dos turistas pelo seu incrível formato de cúpula com ares futuristas. O charme fica por conta da rampa de entrada.


TEATRO NACIONAL


Reprodução: Istock

Apontada como um dos maiores complexos já construídos por Niemeyer, o Teatro Cláudio Santoro é uma das principais obras do artista em Brasília. Inaugurado em 1966, o edifício apresenta o pouco convencional formato de pirâmide e é dedicado única e exclusivamente às artes.


Fonte: B Hotel/Assessoria Lucia Paes de Barros

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page