top of page

5 ERROS QUE AS PESSOAS COMETEM NA HORA DE ESCOLHER O BOX E UTILIZAR A ÁREA DE BANHO


Reprodução: Ideia Glass


No momento da compra de um box de banho, alguns pontos precisam ser levados em consideração para que além de um ambiente bonito, a peça e a área de banho tenham boa funcionalidade. Também é preciso realizar alguns cuidados importantes para manter o bom estado desse item por muitos anos.


Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, é especialista no assunto e preparou dicas que vão ajudar na escolha e manutenção do produto, como definir o modelo ideal para cada necessidade, optar por um vidro seguro, checar se a área está nivelada, lavar o local com os itens certos e nunca pendurar toalhas e tapetes nas roldanas.


1. PENDURAR TOALHAS NAS FERRAGENS DO BOX


Se o modelo for escolhido corretamente, mas não houver um uso adequado da peça, o produto pode se deteriorar rapidamente. Um erro muito comum, e que poucos têm conhecimento, é pendurar as toalhas de banho em cima das ferragens do box. “Não é raro toalhas e tapetes enroscarem nas ferragens, principalmente se as roldanas forem aparentes. O ato de puxá-los para desenroscar, pode entortar, aos poucos, as ferragens, ou tirá-las do trilho”, explica Érico.


Se o banheiro é pequeno, vale apostar em cestas que podem ficar no chão, compondo a decoração do local, para armazenar a roupa de banho seca e, após o uso, usar a lavanderia para secá-la. Em casos de banheiros maiores, é possível utilizar ganchos dentro da área de banho para pendurar a toalha.


2. LAVAR O VIDRO COM PRODUTOS E ESPONJAS INADEQUADAS


É importante sempre tomar cuidado com os produtos utilizados no vidro do box de banho, principalmente os químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro, e também, com o uso de esponjas abrasivas, que podem riscar o material. “Água sanitária e o cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza”, enfatiza.


Os produtos ideais para utilizar na hora de limpar o box de banho, são: sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros, esponjas para uso delicado e panos que não soltam fiapos, conforme Érico.


3. NÃO CHECAR SE A ÁREA DE BANHO ESTÁ NIVELADA


O profissional da Ideia Glass explica que cuidar para que a área de banho esteja nivelada pode evitar vários problemas com o espaço, além de ter um bom uso do ambiente. “É preciso que o chão esteja nivelado para que o ralo funcione corretamente e não atrapalhe o escoamento da água, fazendo com que ele não fique entupido e nem vaze nada para fora do local”, conta.


Érico revela que existe uma dica simples e fácil para saber se a área de banho está nivelada ou não. “É só soltar algumas bolinhas de gude no chão deste espaço, se todas caírem para a mesma direção, é possível ter a certeza que o local está com o nível certo”, explica.


4. NÃO APOSTAR EM UM VIDRO SEGURO


“O barato sai caro”, relembra. Érico ressalta que é fundamental seguir a regulamentação da ABNT NBR 14207/2009 quando o assunto é o vidro do box de banho: ter um vidro temperado e com uma espessura de 8mm, que em caso de quebra, impedirá que o material se estilhasse em pedaços pontiagudos, evitando ferimentos sérios. “Não é raro ver acidentes com box de banho, por isso, é de extrema importância que o cliente exija do fornecedor um material dentro das normas de segurança”.


Ainda segundo o profissional, o indicado é colocar uma película protetora no vidro, que possui um funcionamento similar às películas de celulares. Assim, se o vidro quebrar, os pedaços ficam grudados em sua superfície, oferecendo maior segurança.


5. NÃO ESCOLHER UM MODELO DE BOX ADEQUADO COM A NECESSIDADE


Segundo Érico, uma simples pergunta no momento da escolha pode evitar problemas futuros: Esse modelo de box de banho é adequado às necessidades de quem vai utilizar aquele ambiente?


“É muito comum que o cliente se apaixone por um determinado modelo de box e não leve em consideração a funcionalidade da peça. Em uma casa com um único banheiro, por exemplo, não é indicado o uso de vidro transparente. E se um morador precisar pegar algo no ambiente, enquanto outro toma banho?”, questiona o técnico da Ideia Glass.


O profissional também alerta sobre a transparência em um cômodo utilizado por visitas. A área de banho precisará estar sempre arrumada para manter o visual do local, complementa. Ele recomenda que, nestes casos, vale apostar em vidros jateados.


Também é preciso ter em mente o perfil dos moradores da casa. “Em casas com crianças, idosos e pessoas com dificuldade na locomoção é indicado o uso de boxes sem ferragem na parte inferior, o que facilitará o ‘entra e sai’ do local”, destaca Érico. Além disso, há opções com aberturas em 180°, que ajudam caso haja necessidade do uso de cadeira de rodas no espaço.


Ele finaliza explicando que é necessário prestar atenção ao tamanho do cômodo e da família, para optar por um modelo que atenda às necessidades de todos. Se o cômodo for espaçoso, é importante contar com uma opção que preencha toda a área e traga funcionalidade, já se for um local pequeno, o box de banho ideal é o que possui portas flexíveis, que otimizam o espaço.


Fonte: Ideia Glass

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page