top of page

5 DOCUMENTÁRIOS QUE OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEVEM ASSISTIR

Para ampliar seus conhecimentos sobre o setor da construção civil e despertar a sua curiosidade, trouxemos 5 indicações de documentários que os profissionais da área devem assistir.


Se inteirar sobre empreendimentos do passado, atuais e inovações, por meio de documentários, é uma opção para continuar aprendendo no tempo livre e estimulando ideias criativas para novos projetos. Acompanhe.


1 - SECRETS OF GREAT BRITISH CASTLES


A série de documentários, lançada em 2015 e produzida pela Sideline Productions, conta a história das construções antigas do Reino Unido. Dan Jones, historiador britânico, apresenta todos os episódios, passando pelos castelos icônicos da ilha da rainha, explorando e exibindo cada segredo dessas construções que datam séculos de existência. Os episódios estão disponíveis na plataforma Netflix.



2- MEGACONSTRUÇÕES


Produzida e apresentada pelo Discovery Channel, a série cujos episódios são conduzidos pelo arquiteto Danny Forster, estreou em 2003. A produção visitou os maiores canteiros de obras do mundo até então, documentando os grandes desafios enfrentados por engenheiros e arquitetos: projetos em andamento, obras concluídas ou apenas projeções futuristas sem qualquer previsão de realização.


Uma das grandes obras nacionais mostradas na série foi a do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, no (RJ). A maior parte dos episódios estão disponíveis no Youtube.



3 - AS CASAS MAIS EXTRAORDINÁRIAS DO MUNDO


Produzida em 2017 pela BBC e apresentada também pela Netflix, a série mostra as construções mais inspiradoras, inovadoras e inusitadas do mundo. Uma mansão de dez andares, um castelo de areia, casas flutuantes e giratórias, entre outras obras.


O famoso arquiteto Piers Taylor, acompanhado da atriz Caroline Quentin, percorrem o mundo para visitar e conhecer as casas mais extraordinárias. Os episódios mostram o interior, o exterior e o processo construtivo de casas impressionantes, seja pelo local em que foram construídas, seja pela arquitetura inovadora.



4 - GIGANTES DA ENGENHARIA


A National Geographic produziu, em 2008, a série que explora as inovações e os avanços tecnológicos da engenharia que tornaram possível o desenvolvimento das maiores estruturas encontradas hoje em dia, todas detentoras de algum recorde mundial. Baseada em computação gráfica, os episódios revelam as invenções que permitiram que estruturas como barragens, túneis, plataformas, estações espaciais, entre outras, aumentassem em tamanho e escala.



5 - CATCHING THE SUN


A sustentabilidade e a crescente utilização de fontes energéticas renováveis já são uma realidade. Estreado em 2015, o documentário aborda as novidades e desafios na indústria da energia solar, explorando o impacto econômico e social desta tecnologia, uma série com grande potencial de gerar insights sobre o ciclo econômico da construção civil.



Fontes: Estúdio bim e Thórus Engenharia

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page