Os aplicativos facilitaram a vida e o trabalho de cada profissional e, na arquitetura, criar projetos nunca foi tão prático. As tecnologias têm funções de desenho para plantas, com catálogo de imóveis e diferentes tipos de pisos e papéis de parede. Com eles, é possível salvar ideias de decoração e fazer projetos realistas.
Confira a seguir, cinco apps de arquitetura com versões gratuitas para os sistemas Android e iOS.
1. 3D Casa e Interior
O aplicativo 3D Casa e Interior está disponível para Android, e possui versão iOS chamada Room Planner, na App Store. Ideal para criar plantas e reunir ideias de decoração de interiores, o app tem layouts predefinidos para todos os cômodos, com inspirações de designs para os profissionais iniciarem o seu próprio projeto de maneira realista. Os mecanismos são muito intuitivos e o catálogo de móveis dispõe de vários produtos de marcas diversas.
É possível visualizar o cômodo de cima e também fazer um tour 360º ou até mesmo caminhar pelo espaço. O app permite realizar o login para salvar os projetos ou fazer alterações offline. A versão gratuita do 3D Casa e Interior tem muitos itens liberados, mas é possível desbloquear ainda mais funcionalidades com a assinatura mensal de R$ 48,99 (ou anual, de R$ 244,99).
2. MagicPlan
No MagicPlan, os arquitetos podem desenhar plantas de casas ou criar modelos de imóveis já existentes. O app tem a opção de adicionar detalhes para complementar os cômodos, como escadas, janelas, portas e até mesmo vasos sanitários. O MagicPlan também escaneia plantas de casas e permite salvar o arquivo ou enviar via web para alguém.
Com versões para Android e iOS, o aplicativo é gratuito e tem interface intuitiva, com tutoriais que ensinam a utilizar suas funções. Para facilitar a vida daqueles que pretendem construir um imóvel, o sistema traz ainda uma lista com a estimativa de gastos da obra, criando até mesmo campos não previstos pelo software.
3. Viva Decora
O Viva Decora apresenta projetos de profissionais brasileiros para quem busca inspirações nacionais para decorar escritórios ou ambientes domésticos. Ele é gratuito e totalmente disponível em português, com interface parecida com a timeline do Instagram. Nela, é possível curtir, comentar e compartilhar imagens de referência.
Disponível para Android e IOS, o Viva Decora tem a função de selecionar a busca por ambientes e a seção de imagens curtidas, o que facilita a navegação e organização do usuário. Outro diferencial do app é a opção de entrar em contato com o dono do projeto, mandando uma mensagem direta.
4. Planner 5D
O Planner 5D permite criar projetos de diversos ambientes, como casas, apartamentos, quartos de hotel, escritórios e até hospitais. Com ele, além da planta, o profissional pode também adicionar móveis, portas, paredes, janelas, rodapés e diferentes detalhes do imóvel, todos com múltiplas cores e texturas. A plataforma é gratuita e tem versões para Android, IOS, macOS e Windows.
O grande diferencial do Planner 5D é a integração que o app tem com óculos de realidade virtual do Google, o Cardboard. Com o acessório, o usuário consegue andar pelo projeto criado, tendo a sensação de estar dentro do ambiente. É possível também utilizar o aplicativo sem fazer cadastro, mas um login é necessário para salvar as criações, permitidas gratuitamente.
5. AutoCAD
Nesse aplicativo é possível carregar tudo que o profissional cria para qualquer lugar e editar tanto no tablet quanto no celular e no computador. Ou seja, se surgiu uma ideia boa e a pessoa não estiver perto do notebook, mas tiver um celular na mão, já pode criar à vontade.
O app é pago, mas permite teste gratuito por uma semana. Além de criar e acessar desenhos que o usuário já fez, há também a opção de usar um desenho de amostra. O arquiteto então seleciona, apara, desenha, faz anotações e tira medidas. Isso tanto nos modelos já prontos quanto nos que forem desenvolvidos.
Uma das grandes praticidades do aplicativo é poder abrir seus desenhos existentes que estão salvos no Dropbox, no Google Drive e no OneDrive, e não somente aqueles que estiverem no seu celular ou tablet.
Fontes: TechTudo e decorfácil
Comments