top of page

40 TONELADAS DE AÇO PERMITEM OBRA ARROJADA E DESAFIADORA, NA RUA OSCAR FREIRE, EM SÃO PAULO

O Observatório, edifício ícone da região, possui quatro andares, com um café e áreas privativas para shows, reuniões e festas exclusivas


Divulgação: Triptyque


Localizado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, o edifício Observatório marca a paisagem da região, seu sistema construtivo com 40 t de aço agrega características arrojadas e desafiadoras. O projeto do escritório Triptyque contou com diversos cálculos e análises estruturais, que precisaram ser realizados para garantir estabilidade e funcionalidade aos quatro andares do prédio, onde funcionam um café e áreas privativas para shows, reuniões e festas exclusivas.


“A determinação exata do centro de cargas e de gravidade foi verificada constantemente. Além disso, o equilíbrio global foi conquistado por meio do uso de bases e ligações engastadas, criando pórticos rígidos. Estudos do comportamento dinâmico também foram realizados diversas vezes para que pudéssemos atender aos requisitos normativos”, comenta Flávio d’Alembert, engenheiro responsável pelo projeto.


Ele explica que a proposta era desenvolver uma estrutura leve e arrojada, inicialmente pensada para uso temporário. Porém, devido à localização privilegiada e à beleza do projeto, o Observatório tornou-se uma construção definitiva, com alta demanda para eventos e contemplação da cidade.


Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), uma das principais vantagens do sistema construtivo em aço utilizado na obra é que se trata de uma estrutura pré-fabricada totalmente parafusada, o que, se necessário, permite sua desmontagem e reaproveitamento. Por se tratar de um importante corredor comercial, com prédios residenciais próximos, na época, a construção industrializada também possibilitou que fossem tomados cuidados especiais para minimizar os impactos da obra.


“O descarregamento dos insumos e dos perfis em aço ocorria apenas durante a noite, devido ao movimento intenso durante o dia. Dessa forma, a utilização do sistema em aço, com sua montagem rápida, canteiro de obras reduzido e baixo nível de ruído, mostrou-se ainda uma solução extremamente eficiente para todos os desafios que precisávamos enfrentar”, diz Flávio.

Fonte: CBCA/Assessoria Comunique-se

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page