Buscar

ONU ELEGE 2022 COMO O ANO INTERNACIONAL DO VIDRO


Foto: Getty Images/montagem

O material não se restringe apenas a portas, janelas e fachadas, indo muito além. Por isso, a Assembléia Geral das Nações Unidas que reconhece importantes iniciativas globais e suas contribuições para a sociedade elegeu o ano de 2022 como Ano Internacional do Vidro, por sua importância tecnológica, científica e econômica.

Com grande versatilidade e capacidades técnicas, o material vem promovendo inúmeros avanços culturais e científicos nas áreas de comunicações, óptica, energia e medicina, dentre elas:

  • As fibras ópticas são o suporte físico que permitiu a mudança de paradigma que deu origem à revolução das comunicações globais, eles são fundamentais para o desenvolvimento da internet e do processo de globalização. O vidro é o principal suporte de uma sociedade do conhecimento.

  • A tecnologia de energia limpa envolve o vidro como material chave para energias solares (fotovoltaica e concentrada), para reduzir a pegada de carbono com energias eólicas, aumentando também a segurança da energia nuclear com vitrificação de resíduos perigosos.

  • As composições de biovidro avançaram em cuidados de saúde mais eficazes com a sua capacidade de integração com o osso humano, estimulam a defesa natural do corpo humano para curar feridas, permitem a reparação óssea, a regeneração e resolução de tecidos, resolvendo problemas auditivos e dentários.

  • A ótica e a optoeletrônica evoluíram da criação dos telescópios de Galileo para o telescópio espacial James Webb, capazes de estudar os primeiros momentos após o Big Bang para expandir a compreensão do Universo.

O Congresso Internacional sobre Vidro do Institut für Corporate Governance (ICG) em Berlim, Alemanha, será realizado em 2022 durante o 100º aniversário da Sociedade Alemã de Tecnologia de Vidro.

Mais informações: www.glassonline.com/toward-a-un-declaration-of-2022-as-international-year-of-glass/

28 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200