Reprodução: Alubauen
O modelo surgiu na década de 1990 e é constituído por módulos fabricados sob medida que chegam à obra prontos para serem fixados.
Basicamente une vários elementos como perfis, parafusos, borrachas, acessórios, componentes e vidros. O sistema é composto por painéis modulares estruturados com perfis de alumínio e fechados com vidro. Além da estrutura essencial, os módulos podem receber elementos para sombreamento ou para diversificar o acabamento como granito, alumínio composto (ACM), brises, entre outros.
A instalação dos módulos é realizada lado a lado, permitindo o fechamento perimetral do edifício. Ela pode ser feita pela parte interna, descartando o uso de balancins, enquanto a obra ainda está em andamento. A solução dispensa a colocação de estruturas de fixação e reduz a quantidade de perfis.
De acordo com Lorí Crízel, arquiteto e urbanista, o sistema unitizado agiliza a confecção das fachadas e também é responsável por tornar o serviço mais versátil, uma vez que ele “possibilita diagramações tanto planas, quanto curvas e angulares”.
As desvantagens são a necessidade de equipamentos que elevam o custo da construção e a baixa quantidade de mão de obra especializada no mercado.
Fonte: AEC Web e GRT
Mais informações: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/sistema-unitizado-agiliza-instalacao-de-fachadas_12107_10_0 e https://gratao.com.br/fachadas-stick-e-unitizada/