LIBERADA A NORMA DE PERFIL DE PVC PARA CONSULTA NACIONAL


Divulgação: Siamfesp

Em 27 de junho último aconteceu na sede do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) a 3ª Reunião de 2019 da ABNT/CEE-191 – Comissão de Estudo Especial de Esquadrias, na qual foi realizada a apresentação e discussão do ajuste de temperatura para o ensaio de resistência ao impacto, que estava pendente para que o texto pudesse ser liberado para Consulta Nacional.

Os Projetos de Norma liberados para Consulta Nacional foram o “PN 191 000 01 003/1, Esquadrias – Perfis de PVC rígido para a fabricação de esquadrias – Parte 1: Requisitos para perfis de cores claras” e o “PN 191 000 01 003/2, Esquadrias – Perfis de PVC rígido para a fabricação de esquadrias – Parte 2: Métodos de ensaio”.

No decorrer das discussões houve diversas argumentações para a definição da temperatura de ensaio que travava o processo, porém, ao seu final, Roney Honda Margutti, assessor técnico do Siamfesp, que secretariou a comissão, explanou sobre toda a situação e sugeriu que os trabalhos avançassem considerando este ensaio como orientativo e na próxima revisão o tornasse normativo.

Esta sugestão foi aceita pela plenária e os projetos de normas foram liberados para Consulta Nacional junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Margutti ressaltou a importância da realização de ensaios e registros, que contribuem para o entendimento amplo da questão, agilizam as tomadas de decisões mitigando os impasses normativos e consistem na boa prática para assegurar transparência e ética no processo de normalização.

Mais informações: Siamfesp (11) 2291-5455


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200