• anallt

PBQP-H E A NORMA DE DESEMPENHO


Por Ana Paula Rodrigues

Em 2017 o Regimento SiAC - PBQP-H foi revisado e com ele uma novidade: a necessidade de atender às exigências referentes à ABNT NBR 15575:2013 - Edificações Habitacionais - Desempenho. Desde então, uma sombra de dúvida e receios pairou sobre o mercado, devido à falta de familiaridade com a norma.

Se você já pensou em fazer a certificação no PBQP-H ou está tentando entender a Norma de Desempenho, é importante prestar atenção em algumas orientações que auxiliarão a desmistificar a atual visão sobre o tema. Você vai entender que certificar no PBQP-H não é tão complicado assim.

Porque me certificar no PBQP-H?

Atualmente o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é mais do que um pré-requisito para o processo de obtenção de financiamento por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Trata-se de uma ferramenta de gestão que tem contribuído para a melhoria da qualidade das habitações em todo o Brasil.

O objetivo do regimento é estabelecer critérios para o gerenciamento dos principais processos que abrangem a construção de edifícios, sejam eles de caráter residencial, comercial, industrial ou institucional.

Empresas de pequeno porte também conseguem atender o PBQP-H?

Muitos pensam que a certificação em um sistema de gestão é algo voltado apenas para empresas de grande porte, mas na verdade esse pensamento é um mito entre empresários e construtores. Por isso, nes