O revestimento solar alemão CX 85, com acabamento que se assemelha à pele de vidro, chega ao Brasil em Maio. A tecnologia inovadora será distribuída com exclusividade no País pela empresa brasileira Tek Energy.
Os módulos CX 85 chegam para atender características de cidades verticais já que podem ser instalados nas fachadas de edifícios. Uma solução estética capaz de aliar o design à sustentabilidade e gerar economia a médio e longo prazos.
“Para se ter uma ideia, a estimativa é que em cerca de 30 meses, caso o cliente opte por investir nos módulos, ele consiga recuperar a diferença de valor do vidro convencional para o fotovoltaico. Isso porque sua estética lisa e aparência elegante, com geração de energia, permitem substituir outros materiais utilizados como elementos arquitetônicos. São características que facilitam a integração do sistema de energia solar com a arquitetura, podendo gerar soluções criativas como a aplicação de painéis como brises, um elemento que controla a iluminação e ventilação das fachadas, revestimentos, pergolados, carport, entre outros”, explica o diretor comercial da Tek Energy, Douglas Salgado.
Conheça mais sobre o revestimento solar
O revestimento solar é uma película fina feita de Telureto de Cádmio (CdTe), um substrato que, comparado ao silício, possui média de eficiência melhor para o clima brasileiro. Essa película fica entre duas lâminas de vidro laminado, o que garante uma aparência similar às peles de vidro utilizadas em edifícios.
“O revestimento é indicado para áreas do edifício onde não há janelas e deve ser projetado em harmonia com o vidro convencional. Pode ser usado em uma parede cega ou no fosso de elevadores, por exemplo. Nesses locais, é comum que empresas e indústrias utilizem outros materiais como vidro para o acabamento. No entanto, esse investimento, além de servir como elemento de design, gera economia, pois é capaz de produzir a energia que pode ser injetada na rede elétrica e convertida em créditos na fatura”, esclarece o diretor.
No que se refere à geração de energia, o revestimento solar CX 85 possui excelente performance com luz refletida, como em dias nublados, e também é indicado para ambientes urbanos onde há um alto consumo de energia e pouca superfície para a instalação de painéis.
O painel Calyxo tem superfície de 1,2m por 60 cm e pesa 12 kg. Foi aprovado nos testes, passou pelo processo de homologação junto ao INMETRO e possui elevada relação de desempenho com classificação positiva +2,5W/-0W. Há baixo índice de redução na performance com garantia de eficiência de 25 anos (mínimo de 80%).