• anallt

JANELA INTELIGENTE PODE FILTRAR SELETIVAMENTE LUZ E CALOR


Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma espécie de “filtro” capaz de bloquear a luz e o calor que passa através do vidro de uma janela. Denominada como “material eletrocrômico de banda dupla” a invenção utiliza nanocristais para impedir a passagem de luz visível até 80% e até 90% de luz infravermelha (que transporta a maior parte do calor).

O termo “banda dupla” refere-se a dois tipos de nanocristais presentes no material, que reduz a passagem da luz visível e uma outra que faz o mesmo com raios infravermelhos. Já “eletrocrômico” significa que é possível alternar entre o modo de bloqueio de luz ou calor ativando uma pequena corrente elétrica. Então, quando utilizado em climas frios, este material “inteligente” pode bloquear a entrada de luz – que às vezes é refletida pela neve, por exemplo – mas deixe no calor de um dia ensolarado.

Com estas janelas “inteligentes”, o consumo de eletricidade poderia ser drasticamente reduzido, porque, dependendo da localização, as pessoas poderiam desfrutar de mais horas de luz solar sem necessariamente enfrentar as altas temperaturas que vêm com ele.

O material pode ser transformado em um adesivo e aplicado diretamente sobre o vidro de qualquer janela.

Com apenas um componente – dotado de nanocristais de óxido de titânio – seria possível mudar a “janela inteligente” de calor para o modo de luz de bloqueio com apenas uma corrente elétrica fraca em minutos.

Delia Miliron, professor de engenharia química na Universidade do Texas em Austin, publicou um artigo no Journal of the American Chemical Society, no qual descreve todo o processo de criação do material, e menciona ainda que possui potencial para ser comercializado.

Fontes: Engenharia é/ Journal of the American Chemical Society


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200