Buscar
  • anallt

SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING


A construção industrializada é fator determinante para a modernização da construção civil. Uma grande contribuição nesse sentido, além dos produtos pré-moldados na obra, é o sistema LSF (Light Steel Framing). Trata-se de uma modalidade construtiva a partir do aço galvanizado, amplamente empregada em países como Japão, Canadá, Chile, Estados Unidos e em diversos países da Europa.

O LSF utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, em perfis de chapas de aço com espessura reduzida, que facilitam o processo de montagem. Entre as vantagens estão rapidez, limpeza, sustentabilidade (o aço é 100% reciclável). Além disso, o custo é equivalente ao da alvenaria tradicional, porém, com sua disseminação, a tendência é diminuir cada vez mais.

No Brasil, esse tipo de construção a seco pode ajudar no enfrentamento do déficit habitacional, que gira em torno de 6,2 milhões de moradias, segundo estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em 2016. Uma alternativa é a sua utilização em habitações de interesse social.

Um exemplo foi a Vila Dignidade, composta por 22 casas de 42 m2, em Avaré (SP), construídas em Light Steel Framing. O empreendimento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo) surgiu como esforço no sentido de “industrializar a habitação popular”. Para se ter ideia, na época, cada unidade custou R$ 44,3 mil.

Entregue em 2010, as casas foram construídas a partir de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Habitação do Estado de São Paulo, a CDHU, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, a Secretaria Estadual da Cultura, o Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo) e as prefeituras dos municípios paulistas.

Este será um dos cases mencionados durante o 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF), nos dias 10 e 11 de maio, no Mar Hotel, em Recife (PE). Também serão apresentados os projetos da Vila Olímpica, empreendimentos de alto padrão, obras realizadas em Recife, entre outros. O objetivo é impulsionar o sistema construtivo LSF no mercado e fomentar discussões acerca do desenvolvimento tecnológico da construção em diversas regiões do Brasil, a começar pelo Nordeste.

Pesquisas

As pesquisas “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizadas em 2015 (ano base 2014) e 2016 (ano base 2015), pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) em parceria com o ICZ (Instituto de Metais não Ferrosos) revela um crescimento do setor, mesmo diante de um cenário econômico adverso. Mostra, ainda, um aumento na produção de perfis de 22%. Em números, isso perfaz mais de 46 mil toneladas de perfis produzidos em dois anos.

202 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200