• anallt

REVISADAS, PARTES 2, 4 e 5 DA NBR 10821 ENTRAM EM VIGOR


Entraram em vigor em fevereiro de 2017 as partes 2, 4 e 5 da NBR 10821 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata de esquadrias externas, independentemente do tipo de material. A Norma não se aplica a divisórias e fechamentos internos. Esta edição da norma cancela e substitui a anterior, a qual foi tecnicamente revisada.

A parte 2 da Norma diz respeito aos requisitos e classificação.

A 4 trata dos requisitos adicionais de desempenho para esquadrias externas para edificações, independente do tipo de material, bem como visa assegurar ao consumidor final o recebimento dos produtos com condições mínimas exigíveis de desempenho.

Já a parte 5 estabelece as condições adequadas de instalação e manutenção de tal forma a garantir o desempenho exigível de esquadrias para edificações e construções, independentemente do tipo de material. Ela visa definir as atribuições de fabricante, prestador de serviço, instalador, construtor, usuário e contratante.

A ABNT NBR 10821, sob o título geral “Esquadrias para edificações”, foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191) em 2011. O projeto de revisão e ampliação destas partes específicas circulou em Consulta Nacional de 15 de junho a 14 de agosto de 2016.

A Norma tem previsão de conter, no total, as seguintes partes: Parte 1: Esquadrias externas e internas - Terminologia; Parte 2: Esquadrias externas - Requisitos e classificação; Parte 3: Esquadrias externas e internas - Métodos de ensaio; Parte 4: Esquadrias externas - Requisitos adicionais de desempenho; Parte 5: Esquadrias externas - Instalação e manutenção; Parte 6: Esquadrias internas - Requisitos e classificação, instalação e manutenção.


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200