De vertigem a encanto, os grandes arranha-céus despertam diferentes sensações no público, sendo pontos turísticos em diversos lugares pelo mundo.
Veja a seguir uma lista com os 10 prédios mais altos da atualidade.
1º: Burj Khalifa (Dubai, nos Emirados Árabes Unidos)
Famosa por suas megaconstruções, Dubai abriga a obra de 828 m de altura. Com 163 andares, além de um subsolo, o Burj Khalifa levou seis anos para ficar pronto (2004-2010) e hoje conta com apartamentos, escritórios e quartos de hotel, além de restaurante e uma plataforma de observação.
2º: Merdeka 118 (Kuala Lumpur, na Malásia)
O segundo maior prédio do mundo tem 678,9 m e 118 andares, cinco subsolos e deve abrir as portas este ano, abrigando, em boa parte, a empresa de gerenciamento de investimentos Permodalan Nasional Berhad.
Finalizado em 2023, seu nome significa independência em malaio e veio do estádio de futebol que fica no mesmo terreno e foi local da declaração de independência do país, em 1957.
3º: Shanghai Tower (Xanghai, na China)
Com 632 m de altura, a obra tem 128 andares e cinco subsolos divididos em nove áreas internas, cada uma com seu próprio átrio, jardim e cafés.
Seu formato teria como objetivo diminuir a resistência do ar contra a estrutura, segundo a revista Architectural Digest.
4º: Makkah Royal Clock Tower (Meca, na Arábia Saudita)
Também chamado de Abraj Al-Bait Clock Tower, este complexo de 120 andares e três subsolos, de 601 m, abriga sete hotéis que atendem aos milhões de peregrinos que visitam Meca todos os anos. A Grande Mesquita, local mais sagrado para o Islã, está localizada a menos de 400 m da torre. No topo, se destaca o maior relógio do mundo e possui quatro faces em cada uma das laterais do prédio — cada uma com quase 43 m de diâmetro.
5º: Ping An Finance Center (Shenzhen, na China)
Localizado no distrito financeiro da metrópole, o prédio de 599,1 m, 115 andares e cinco subsolos serve de sede para a empresa de seguros Ping An.
6º: Lotte World Tower (Seul, na Coreia do Sul)
Escritórios, apartamentos, um hotel, lojas, casa de shows e uma plataforma de observação estão instalados no edifício de 554,5 m, 123 andares e seis subsolos.
7º: One World Trade Center (Nova York, nos EUA)
Finalizado em 2014 para substituir as Torres Gêmeas do World Trade Center, o maior prédio dos EUA, com 541,3 m, além de abrigar escritórios e uma plataforma de observação em seus 94 andares e cinco subsolos, serve como um memorial às vítimas do atentado em 11 de setembro de 2001.
8º: Guangzhou CTF Finance Centre (Guangzhou, na China)
O imponente arranha-céu de 530 m, 111 andares e cinco subsolos é sustentado por um pódio de oito andares e abriga escritórios, quartos de hotel e lojas.
9º: Tianjin CTF Finance Centre (Tianjin, na China)
530 m de altura envolvem 97 andares, além de quatro subsolos, para seus escritórios, apartamentos, lojas e hotéis. Com paredes de vidro curvo, ele reduz a exposição da fachada e interiores ao vento, sol e à umidade.
10º: China Zun Tower (Pequim, na China)
O nome "Zun" se refere a um antigo vasilhame chinês para vinhos — que lembra o formato da construção. O maior prédio de Pequim conta com 527,7 m, 109 andares e oito subsolos de escritórios, em sua maioria.
MAIS ALTOS DO BRASIL
Os três maiores prédios do Brasil estão todos localizados em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
1º: One Tower
O maior edifício do Brasil também é o segundo mais alto da América Latina, 290 m. Com 84 pavimentos, ele é equivalente a quase três campos de futebol enfileirados, um sobre o outro.
2º: Yachthouse by Pininfarina
O complexo tem entre os proprietários de suas unidades Neymar e Luan Santana. Com 280,3 m e duas torres de 81 andares, ocupa a área nobre marina de Camboriú.
3º: Boreal Tower
Com previsão de entrega para 2025, a torre de 241 m de altura possui apartamentos entre 184 a 376 m² e tem entre seus imóveis mais baratos um de R$ 8 milhões, atualmente.
Fonte: Uol
Comentarios