top of page

10 ANOS DEPOIS DA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA FASE, BLOCO PARA O SEHAB HELIÓPOLIS TRAZ 221 APARTAMENTOS


Fotos: Nelson Kon


Com projeto de intervenção iniciado entre 2009 e 2010 e com arquitetura assinada pelo escritório Biselli Katchborian, dos sócios arquitetos Artur Katchborian e Mario Biselli, a Gleba G para o Conjunto Habitacional Heliópolis ganhou um novo bloco residencial no começo deste ano. A ampliação faz parte da continuação do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação, e contou com a manutenção do modelo de "quadra europeia", com implantação sem recuos e amplo pátio interno, aplicado anteriormente no projeto original.


Apesar da diferença de 10 anos entre a inauguração da primeira fase do projeto para a segunda, com implementação de um novo bloco, a execução do planejamento mostrou-se eficiente e sem maiores percalços, apenas com a revisão de alguns materiais utilizados. Com o acréscimo de 221 novos apartamentos em apenas cinco pavimentos, sem a possibilidade de uso de elevadores, buscou-se atender o desafio de adensamento sem a possibilidade de verticalização para o novo bloco, por meio do aproveitamento do grande desnível da rua adjacente, implementando assim os térreos para cada edifício, que acompanham as cotas variáveis da rua.


A partir disso, foi possível alinhar os edifícios ao passeio, configurando dois grandes pátios internos para convivência, lazer e prática esportiva da comunidade. Imponentes treliças propiciam a conexão entre os prédios, enquanto grandes portais anunciam e marcam o acesso aos pátios desde o espaço da rua. O aproveitamento do projeto cromático, já utilizado no projeto para o primeiro bloco, auxilia na leitura do conjunto como torres singulares, mas que se complementam com o todo, além de reforçar a presença dos espaços de convívio e a área destinada ao lazer condominial, com finalidade de estimular a realização de atividades variadas por parte dos usuários. As novas unidades também contam com equipamentos adaptados para pessoas com deficiência.


Os apartamentos contam com cerca de 50 m² cada e possuem espaços versáteis, bem iluminados e ventilados, que propiciam os usos para home office por parte dos moradores. As unidades também trazem a inclusão de varandas nas áreas destinadas às salas, solução incomum para habitações de interesse social até então. Os materiais predominantes que compõem o projeto do novo bloco foram caixilhos de alumínio, alvenaria em blocos estruturais revestida e pintada, além do uso de estruturas metálicas nas passarelas que ligam os edifícios a partir de seus diferentes térreos.

O projeto para este novo bloco oferece soluções arquitetônicas simples e criativas, sem recursos/soluções tecnológicas de automação, que trazem efeitos diretos para melhor incidência solar e ventilação natural. Os pátios do espaço térreo foram configurados para receber luz, mas ao mesmo tempo oferecer proteção aos moradores em relação à incidência direta dos raios solares, criando um clima ameno durante a permanência no espaço.

O paisagismo é protagonista quando nos detemos no grafismo, geometria e materialidade dos pátios. Resolvido de uma forma simples, porém cuidadosa, ele possibilita uma boa transição da área pavimentada com área verde, criando espaços de qualidade e que possibilitam diversas utilizações para momentos de contemplação e atividades de lazer.

FICHA TÉCNICA

Nome: Conjunto Habitacional Heliópolis Gleba G – Fase 2

Arquitetura: Biselli Katchborian Arquitetos Associados

Arquitetos responsáveis: Mario Biselli e Artur Katchborian

Equipe de projeto: Melina Giannoni de Araujo (Coordenadora), Adriana Godoy, André Biselli Sauaia, Cássio Oba Osanai, Guilherme Filocomo, Luiza Monserrat, Marcelo Santos Checchia, Maria Fernanda Vita, Priscila Dianese, Vinicius Figueiredo, Ana Carolina Ferreira Mendes, Carla Gotardello, Hugo Rossini

Início de Projeto: 2011

Ano de conclusão: 2023

Localização: São Paulo, SP

Área do terreno: 5.099,10 m²

Área construída: 16.822,94 m²

Construção: Simétrica

Estrutura: Steng Engenharia de Projetos

Instalações: DMA Engenharia

Geotecnia: GEObrAX

Fotos: Nelson Kon


Fornecedores

Arpa (caixilhos)

Planmetal (passarela metálica)

Reyfa (instalações elétricas e hidráulicas)

Fonte: Assessoria Cobogó Relações Públicas

留言


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page