top of page

Edição n°176 novembro/dezembro 2025

MENSAGENS & EVENTOS: Brasília recebe o 7° Fórum Contramarco

3 - Fórum Brasília.jpg

Foi um sucesso a realização da sétima edição do Fórum Contramarco — em 16 de outubro de 2025 — no Centro de Eventos e Convenções do Complexo Brasil 21, localizado na SHS Quadra 06, Conjunto A Lote, Asa Sul de Brasília (DF).

 

O evento itinerante atraiu cerca de 470 participantes, promovendo e movimentando positivamente as interações entre os patrocinadores e profissionais presentes.

A programação de palestras teve início com as boas-vindas do realizador Luis Tavares, diretor comercial do Grupo Contramarco, que convidou ao palco Filipe Gattera (presidente em exercício da Afeal) e Mauricio Fernandes de Jesus (consultor de relações institucionais da Abividro) para uma rápida explanação sobre as realizações das duas mais importantes entidades da indústria de esquadrias e vidro. 

3a Fórum Brasília.jpg

Com o tema “Acústica aplicada nas esquadrias na prática”, o primeiro painel foi apresentado pelo especialista Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som e da Universidade do Som, que abordou diversas “soluções” equivocadas e estranhas sobre acústica, o peso do vidro e costumeiros improvisos com esquadrias instaladas em fachadas, que muita gente aplica sem o adequado conhecimento técnico — mostrando exemplos errôneos e o que realmente deve ser aplicado nos projetos arquitetônicos para evitar a desagradável penetração de ruídos no interior de uma edificação. 

No segundo painel do Fórum, o consultor técnico Fernando Simon Westphal, da Abividro, discorreu sobre a importância do “Conforto térmico através do vidro”, que ajuda a valorizar os imóveis que contam com “vista para a rua e o entorno” a partir das janelas da fachada. Ele comentou sobre o resultado de pesquisas recentes que apontam diversos problemas encontrados em residências “escuras”, mal iluminadas, com janelas mal posicionadas e o índice crescente de depressão e acidentes com quedas de idosos, por exemplo. Outro ponto abordado por Fernando foi o do vidro de controle solar, destacando que “o conforto térmico do insulado vale tanto para o verão como para o inverno”.

Em seguida, João Graciolli, especialista da Afeal, apresentou o tema  “Acabamentos em alumínio – produtos, tecnologias e inovações”, com destaque para as opções de tratamento de superfície e as diversas tendências em pintura e anodização dos perfis de alumínio.


No quarto painel do Fórum Contramarco, Audrey Dias, diretora da Aluparts, detalhou questões sobre “Patologias das esquadrias e fachadas”, incluindo dicas de como manter as edificações saudáveis, como as fachadas devem resistir às intempéries (chuva, vento, radiação solar, frio, calor), como prestar atenção e evitar falhas de mão de obra no momento de instalar as esquadrias e o vidro, e o perigo de acidentes fatais com fachadas malcuidadas.

Após o coffe break, o público do Fórum assistiu a uma interessante palestra de Leonardo Gomes, fundador da Golva Engenharia, empresa especializada em assessoria técnica condominial, inspeções, laudos e fiscalização de obras, com o tema “Do técnico ao empresário: quando é hora de empreender?” — no qual foram abordadas diversas questões de gestão do negócio. Gomes salientou que o bom empresário precisa reunir “três personalidades” (ser técnico, gerente e empreendedor) para conquistar o sucesso nos objetivos de sua empresa ou negócio. E indicou como exemplo de leitura útil o livro O Mito do Empreendedor, escrito por Michael E. Gerber. 

No painel seguinte, Claudio Feliciano, da IAcelerador Tech, trouxe o tema “A revolução invisível: inteligência artificial remodelando a indústria de esquadrias”, acompanhado de um drone que sobrevoou a plateia do Fórum no início de sua palestra. Feliciano lembrou que o mercado de esquadrias “ainda é analógico, contendo poucas informações novas e muitas coisas replicadas”, e que é preciso atentar que, no mundo atual, há inovações surgindo a todo momento e “apagando” as anteriores. O especialista afirmou que a inteligência artificial (IA) é particularmente útil em questões como gestão, processo, produção, pós-venda e outras atividades de uma empresa. E que todo profissional do segmento deve buscar informar-se sobre esses recursos cada vez mais disponíveis no mercado, para manter-se próximo dos clientes de forma competitiva e atualizada com as tendências. 

ARQUITETOS E CONSTRUTORES

Após a sequência de temas, o Fórum Contramarco finalizou com um debate entre arquitetos e construtores, com a presença no palco de quatro profissionais da área: Simone Turíbio (arquiteta e urbanista), Elon Pfeiffer (arquiteto especialista em retrofit predial), Brenda Saad (arquiteta e urbanista) e Paulo Victior Caetano (engenheiro civil e gerente de suprimentos da Brasal Incorporações)

ÁREA DE EXPOSIÇÃO E PATROCÍNIO

Além do conteúdo técnico e das palestras exclusivas com grandes especialistas e executivos, o Fórum Contramarco sempre conta com uma área anexa ao auditório com exposição de produtos das empresas patrocinadoras do evento — onde o público participante pode conhecer muitas opções de produtos e soluções, e realizar um proveitoso networking. Mais informações: www.forumcontramarco.com.br

bottom of page