top of page

SISTEMA EVITA QUE PRÉDIOS MAIS ALTOS DO MUNDO DESMORONEM EM CASO DE TERREMOTO

Equipe Contramarco

Foto: composición El Comercio

A obra Taipei 101, inaugurada em 2004, se destaca no horizonte de Taiwan, capital Taipei. Em 18 de setembro de 2022, a região, já propensa a terremotos, resistiu ao fenômeno graças ao seu sistema de estabilização.


Os engenheiros tiveram que se certificar de que o arranha-céu de 508m de altura estaria seguro. Uma grande esfera está escondida no vão do lado de dentro do edifício. São 41 círculos de ferro soldados que formam uma bola de cinco metros e meio de diâmetro, que pesa 728t, pouco mais do que o Cristo Redentor, que tem 700.


A bola vem de cima suspensa por cabos. Nas laterais, há um sistema de amortecedores cheios de óleo. A bola fica no andar 87, 14 andares abaixo do topo, o andar 101, que dá o nome ao prédio. O gerente responsável pelo prédio explica que esse é o único projeto do mundo em que a estrutura é visível, para que todos se certifiquem de que é seguro.


Imagem: Notizie italiane

O sistema usa a inércia, lei da física criada por Isaac Newton, segundo ela, um objeto parado quer continuar parado. Se estiver em movimento, quer continuar em movimento. Portanto, se o prédio se move para esquerda, a bola suspensa quer permanecer no mesmo lugar e faz força para direita. Quando o prédio se move para direita, a bola suspensa quer permanecer no mesmo lugar e faz força para esquerda. Dessa forma, o peso do prédio é compensado e ele não desaba.


Alguns dos maiores arranha-céus do mundo estão equipados hoje com esse tipo de sistema, mas eles não estão abertos ao público.


Fonte: G1

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page