RETROFIT: A TENDÊNCIA SOB O OLHAR DE UMA ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO URBANO

Alejandra Maria Devecchi, colaboradora da Ramboll, comenta sobre o tema e algumas questões de planejamento urbano


O retrofit é uma tendência europeia na arquitetura e design das obras. O objetivo da solução é revitalizar e atualizar um projeto, porém, sem abandonar as suas características essenciais.

“Os projetos de reconversão (intervenção no espaço urbano visando ao reaproveitamento de acervo arquitetônico protegido, recuperando-o e dando-lhe nova utilização) passaram a ocorrer em países europeus e até nos Estados Unidos, cujas legislações não permitiam que o acervo arquitetônico pudesse ser substituído. Sem possibilidade de demolição e criação de novas obras, a opção que restava era restaurar o existente”, segundo informações do site Hometeka. Com isso, surge o retrofit, que além possibilitar a modernização de uma construção, garante a preservação do patrimônio histórico do local.

Para saber mais sobre a tendência, nossa equipe entrevistou Alejandra Maria Devecchi, gerente de planejamento urbano da Ramboll, empresa global de engenharia, arquitetura e consultoria, fundada na Dinamarca.

Os especialistas da Ramboll criam soluções sustentáveis ​​em edifícios, arquitetura, paisagem e urbanismo, realizam consultoria em energia e gestão, entre outras áreas. Acompanhe a entrevista.



Revista Contramarco - Quais são os reflexos econômicos das reformas nesse período de pandemia?