QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DAS PERSIANAS NO PROJETO?
- Equipe Contramarco
- 10 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Vita Componentes, Udinese Assa Abloy e Expalum dissertam sobre as persianas, integradas e externas, e suas vantagens
*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio

Sendo mais que um item decorativo e muito útil nas janelas das casas e apartamentos, as persianas, sobretudo as externas e as integradas às janelas, têm ganhado um grande destaque no mercado nos últimos anos. Além de ser uma decoração prática e moderna, as persianas integradas, por exemplo, possuem um material resistente às variações climáticas, podendo ser instaladas em diversos lugares – ambientes urbanos, campo ou litoral –, de acordo com a arquiteta Márcia Giberni, gerente de especificação e desenvolvimento de mercado da Expalum, empresa fabricante de palhetas de alumínio e componentes para esquadrias.
De acordo com o portal Perfecta Esquadrias, essas janelas, além de trazerem uma sensação de conforto e um visual elegante à residência, podem proporcionar diversos outros benefícios para quem for reformar ou construir sua casa ou apartamento. “Pode ser utilizada em projetos de casas e edifícios residenciais, comerciais, industriais e até hospitalares, mas a grande demanda de utilização ainda é no residencial, em especial, nos dormitórios”, explica a arquiteta.
VANTAGENS DA EXTERNA E DA INTEGRADA
“A persiana externa, além de proteger a janela, torna o ambiente interno mais térmico e acústico, deixa a parte externa da obra mais bonita”, afirma Altair Lima, diretor da Vita Componentes, fabricante e distribuidora de acessórios para esquadrias.

Já sobre a persiana integrada, João Vieira, diretor da Udinese Assa Abloy, fabricante de componentes para esquadrias de alumínio, explica que as vantagens são diversas. “A solução de persiana da Udinese permite ao usuário máximo conforto, pois controla a luminosidade do ambiente, garantindo blackout total através da máxima eficiência das palhetas EVO. Elas também possuem excelente desempenho no isolamento acústico, uma vez que são produzidas em três níveis de densidade (normal, média e altíssima)”, informa. Além disso, Vieira reforça que as palhetas são sustentáveis, pois são produzidas com poliuretano 100% de base vegetal.
Ele também apresenta a variedade que o cliente final tem para acionamento da persiana. “A Udinese oferece ao mercado o acionamento manual através dos recolhedores e, no caso das motorizadas, o acionamento pode ser feito por botoeira, controle remoto, aplicativo Udiconnect, pelo celular e, agora também pelo comando de voz, através da Alexa e Google Home”, ressalta.
A arquiteta Márcia acrescenta que uma persiana integrada possui a vantagem de uma maior área de iluminação e ventilação em relação às janelas com venezianas. “As persianas podem ser instaladas em casas ou apartamentos, pois oferecem maior privacidade e, por terem palhetas com preenchimento de poliuretano interno, as mesmas proporcionam um melhor isolamento térmico e acústico, trazendo uma ótima sensação de conforto para o usuário.”

MECANISMO DE UMA PERSIANA
Em relação às persianas de alumínio externas, o diretor da Vita Componentes explica que existem dois tipos de mecanismo: um mecânico, que é acionado puxando uma fita para que ela abra e feche; ou motorizado, sendo de botoeira ou controle remoto.
Para a solução manual, a Udinese Assa Abloy oferece o modelo de recolhedor para janelas e portas, que possibilita a redução de carga, permitindo ao usuário o acionamento mais leve e confortável. Já a opção motorizada conta com uma variedade de motores da Linha Bolt, entre diferentes capacidades de cargas, diâmetros e aplicações.
“A Udinese oferece também a solução completa de componentes para o sistema de persiana integrada, que inclui tampas das caixas, guias, disco alinhador, mancal e, não menos importante, as palhetas de densidade normal, alta e altíssima, que permitem a utilização em vão de até 4m”, completa Vieira.
AUTOMÁTICAS OU MANUAIS?
Altair Lima, diretor da Vita Componentes, afirma que em obras voltadas para o médio e alto padrão se utiliza mais as persianas automáticas. Já as obras que têm persiana externa manual são de um padrão médio para baixo. “Hoje, aproximadamente o sistema automático é de 4 a 6x mais caro que o manual”, finaliza.
“A motorização de persianas tem crescido e ganhado cada vez mais relevância no mercado. Nossa recomendação aos parceiros é para que sejam ofertadas as persianas motorizadas. Isso porque o valor agregado do produto final é muito maior e o preço de uma solução motorizada está cada vez mais competitivo”, informa Vieira.
O diretor da Udinese completa dizendo que a marca conta com a Linha Blind para motorização de persianas decorativas, toldos e cortinas tradicionais, para quem está aliado à tecnologia e busca conforto e praticidade no dia a dia.
Márcia explica que pela praticidade, estética e elegância, as persianas automáticas estão ganhando cada dia mais espaço no mercado. “A Expalum possui motores para tubo de 40mm, 60mm e 70mm, com botoeira ou controle remoto. O uso de cada um deles vai depender muito das dimensões da esquadria e do peso da esteira. O uso do recolhedor normal de fita não pode ser utilizado em esteiras muito pesadas, nesses casos é indicado o uso do recolhedor com redutor ou motor.”
“Em média, a diferença do recolhedor normal para motor com botoeira será de mais ou menos 70%, já o recolhedor com redução para um motor com botoeira é o mesmo valor. A vantagem do uso do motor é que hoje o preço do motor em relação ao preço da esquadria com esteira é praticamente insignificante”, finaliza a arquiteta.
PERSIANA ENTRE VIDROS E PERSIANA EXTERNA
De acordo com a arquiteta, os produtos são diferentes. As persianas integradas tradicionais podem ser externas ou internas (dentro ou fora do vão da esquadria), são mais utilizadas em edifícios, residências, comércios e indústrias e proporcionam conforto térmico, acústico e de controle de iluminação e ventilação. “A vantagem é que podem ser instaladas em grandes vãos. A Expalum possui muitas opções de palhetas para persianas e para atender até 6,50m de largura, com uma gama de mais de 300 cores.”
Já a persiana entre vidros, Márcia explica que são muito utilizadas em ambientes hospitalares, onde necessitam de uma maior assepsia, elas também controlam a passagem de luz externa e auxiliam no conforto térmico e acústico do ambiente.

Fonte: Perfecta Esquadrias, Expalum, Vita Componentes e Udinese Assa Abloy
Comments