top of page

JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Fiesp, Senai-SP e Sebrae-SP se unem para o programa de transformação digital

Reprodução: Jornada de Transformação Digital

Com capacidade para 40 mil indústrias de micro, pequeno e médio porte nos próximos quatro anos, a Jornada de Transformação Digital vai atender empresas de todos os segmentos industriais, com diferentes níveis de maturidade tecnológica.


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Senai-SP e o Sebrae-SP lançaram o programa gratuito para empresas industriais com faturamento anual de até R$8 milhões.


A Jornada de Transformação Digital terá a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no interior, esse é um programa estruturado para auxiliar as empresas nesta transição. Assim, as entidades se unem para entregar às empresas um olhar estratégico sobre os negócios, iniciando com uma análise criteriosa da gestão, passando por processos de manufatura enxuta, eficiência energética até chegar à digitalização.



A jornada conta com oito etapas de consultoria e treinamento, descubra em qual etapa sua empresa está e como prosseguir na jornada:

  1. DIAGNÓSTICO – identificação de oportunidades para melhorias nos processos de negócios;

  2. ESTRATÉGIA – (re)definir modelo de negócios;

  3. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS – manufatura enxuta e eficiência energética;

  4. MAPEAMENTO – road map (espécie de linha do tempo visual) tecnológico rumo à indústria inteligente;

  5. AUTOMAÇÃO – solução em hardware e software;

  6. DIGITALIZAÇÃO – implantar tecnologias habilitadoras da indústria 4.0;

  7. INTEGRAÇÃO – realizar as integrações verticais e horizontais da cadeia produtiva;

  8. INDÚSTRIA INTELIGENTE – desenvolvimento de soluções inteligentes possibilitando previsibilidade e adaptabilidade nos processos industriais.

Essas metodologias utilizadas já foram aplicadas em indústrias de diversos portes, em projetos específicos, com resultados muito positivos. No evento de lançamento da obra, realizado no dia 03 de maio de 2022, foram apresentados cases de sucesso, com empresas que passaram pelo processo e obtiveram ganhos de produtividade superiores a 50%.


CASES





Uma pesquisa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas estão no estágio inicial de maturidade digital e avançar na digitalização é o caminho para o crescimento do setor e do país.


“Nesse momento de retomada econômica, é essencial que as empresas estejam digitalizadas e preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades”, afirma Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP. “Na Jornada, o Sebrae-SP vai atender empresas do estado inteiro por meio de dois programas, o ALI e o Sebraetec, fazendo o diagnóstico e o monitoramento dos negócios”, explica.


AGENDA

O Road Show da jornada já está na estrada. Acompanhe a agenda, com datas ainda a definir, e descubra quando o evento estará em algumas regiões de São Paulo através do link: https://jornadadigital.sp.senai.br/#agenda


No Road Show será possível assinar o aceite para a Jornada de Transformação Digital e contar com a ajuda de consultores, que estarão disponíveis em um escritório móvel para esclarecer todas as suas dúvidas.


Para mais informações e inscrições acesse: https://bit.ly/38DDQRx


Fonte: Futura e Jornada de Transformação Digital


Comentarios


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page