top of page
Equipe Contramarco

FUNDAÇÃO VANZOLINI LANÇA NOVA GERAÇÃO AQUA-HQE PARA 2024

Certificação atualiza logomarca e referencial técnico, com quatro macro compromissos de desempenho sustentável


Cosmin Cotora. Reprodução: João José Carniel

Em movimentado evento em São Paulo, no Roca São Paulo Gallery, a Fundação Vanzolini apresentou a nova logomarca e as atualizações dos requisitos técnicos da certificação para construções sustentáveis AQUA-HQE. A chancela brasileira AQUA – Alta Qualidade Ambiental – é uma versão adaptada da certificação francesa HQE – Haute Qualité Environmentale; e integra a rede internacional Certivéa e Cerqual, criadas para articular as iniciativas globais de avaliação e certificação de construções, planejamento e infraestruturas sustentáveis. Cosmin Cotora, diretor de Desenvolvimento Internacional da Certivéa, organismo de certificação da França, foi um dos convidados a apresentar os novos referenciais técnicos HQE, na versão 2024.


A nova geração normativa AQUA-HQE, está ainda mais alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil é o país com mais certificações HQE fora da Europa e essa é a primeira ação externa que consolida mais um passo na evolução do sistema de certificação da Alta Qualidade Ambiental no mundo”, ressaltou Cotora.


O referencial técnico contemplará quatro macro compromissos para todas as tipologias de ambiente construído, sejam elas edificações, planejamento urbano ou infraestrutura. O atual abrange 14 categorias de desempenho. Na nova geração os compromissos serão: Qualidade de Vida; Respeito ao Meio Ambiente; Desempenho Econômico; e Gestão e Governança. se desdobrarão em requisitos relevantes para cada função da edificação. Entre eles estão: espaços mais seguros e saudáveis; uso racional de recursos naturais e energia; melhoria do valor patrimonial, financeiro e de uso; e organização adaptada aos objetivos da qualidade, desempenho e diálogo.


A nova versão da certificação entrará em vigor em março de 2024 e a atual continuará valendo até esse período. Os empreendimentos iniciados na versão atual poderão seguir com essa versão até a fase de execução. As Regras de Certificação detalharão essa transição.


No que diz respeito ao design da nova marca AQUA-HQE, a chancela traz a representação de pessoas no centro de uma edificação. O objetivo é mostrar o impacto da visão humanística da construção sustentável na sociedade e o equilíbrio entre pessoas, construções e o meio ambiente. Nesse processo, foram criadas variações do selo por tipo de projeto e por nível para uma identidade visual completa. Ou seja, uma certificação que garante a valorização do empreendimento e que prioriza o convívio harmonioso entre as pessoas, em um ambiente confortável e saudável.


Professor José Joaquim do Amaral Ferreira ao lado de Fernando Tobal Berssaneti. Reprodução: João José Carniel

A plateia formada por representantes de incorporadoras, executivos do mercado financeiro, arquitetos, engenheiros, professores da Fundação Vanzolini e da Universidade de São Paulo acompanhou as apresentações do Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini, Fernando Tobal Berssaneti, e de Felipe Queiroz Coelho, coordenador técnico da certificação, sobre as principais mudanças nos referenciais técnicos AQUA-HQE.


De acordo com Coelho, “a tendência dos novos requisitos técnicos é avaliar ainda mais o ciclo de vida das construções e trazer para o mercado critérios de gestão e governança mais dinâmicos em uma estrutura padrão ISO, ou seja, algo universal, como forma de contribuir para a elaboração de relatórios de sustentabilidade e colocar os empreendedores em maior sinergia com os ODS da ONU”.


Professor José Joaquim do Amaral Ferreira. Reprodução: João José Carniel

SOBRE A CERTIFICAÇÃO AQUA-HQE


No Brasil, desde 2008, a certificação já avaliou 16 milhões de m² construídos em mais de 900 edifícios residenciais e comerciais, em 18 estados brasileiros, com mais 100 mil vidas impactadas com a melhoria da qualidade das moradias. Isso corresponde a mais de 42 mil unidades habitacionais AQUA-HQE e 600 edifícios residenciais.


Além disso, milhares de pessoas circulam diariamente nos shoppings, lojas, edifícios comerciais, escolas e hospitais certificados. São mais de 320 edificações não residenciais certificadas pela excelência na construção sustentável gerando economia de recursos, menor impacto ambiental e maior bem-estar.


A chancela AQUA-HQE se tornou um referencial global em sustentabilidade na construção e junto a empreendedores do mundo todo que buscam planejar, projetar e executar em acordo com os indicadores de desempenho ambiental da Haute Qualité Environnementale – HQE ou Alta Qualidade Ambiental (AQUA).


A certificação internacional AQUA-HQE foi desenvolvida a partir da renomada certificação francesa Démarche HQE e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. Os referenciais de certificação foram adaptados em parceria com a Escola Politécnica da USP, considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e as regulamentações brasileiras.


Reprodução: Fernando Cavalcanti


Fonte: Ateliê de Textos


コメント


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page