• Equipe Contramarco

DICAS SOBRE ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS

Atualizado: Set 9


Reprodução: Construção em vidros

As varandas de apartamento ganharam ainda mais importância durante a pandemia. Por isso, envidraçá-las é uma ótima opção, principalmente para quem busca integração entre os ambientes internos e externos, aproveitamento da luz natural e proteção contra a ação de chuvas e ventos. Porém, para garantir a segurança e o bom funcionamento da instalação, é necessário ficar atento a alguns pontos. 1 — Visite o local da instalação. Antes de firmar a proposta comercial, é aconselhável visitar o local em que os vidros serão colocados. O instalador deve estar atento aos seguintes pontos: dimensões, prumo e nível do vão; alinhamento entre as bases superior e inferior do vão; quantidade de aberturas que o sistema terá e onde elas estarão; dentre outros. 2 – Lembre-se de que o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório.

3 – Não esqueça os testes. O sistema de envidraçamento de sacada completo — incluindo os vidros que serão usados — precisa ser aprovado em ensaios realizados em laboratório. Muitas vezes, é a fabricante dos perfis que vai atrás dessa aprovação. Outra possibilidade é a de o vidraceiro contratar um laboratório credenciado pelo Inmetro para fazer esses ensaios, caso queira verificar se o produto apresenta o desempenho esperado nas condições específicas do projeto.


4 – O trabalho não se limita à instalação. A responsabilidade da vidraçaria em relação ao sistema não termina com a conclusão das obras. Nesse momento, cabe ao vidraceiro entregar ao cliente o manual de uso e de manutenção do produto, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fornecida por um profissional vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assinado por um profissional vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Embora a norma técnica da ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é bastante comum o cliente exigi-los.


5 – Oriente seu cliente sobre a NBR 16259. A norma também recomenda que, após a instalação, o vidraceiro instrua o cliente sobre a limpeza e conservação do sistema, incluindo as guarnições de borracha e escovas. Fonte: Abravidro

8 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200