top of page

DA FÁBRICA PARA A OBRA: COMO PROTEGER AS ESQUADRIAS?

Especialistas da Projepack, Promaflex e Sticktape explicam como transportar as esquadrias de forma segura sem danificar o material


*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio


Reprodução: Projepack

Durante o transporte da fábrica até a obra, os caixilheiros costumavam embalar as esquadrias com plástico bolha, mas somente para mover de um local ao outro. De acordo com Marcelo Velletri, diretor de construção civil da Promaflex, fabricante de soluções sustentáveis no segmento de filmes plásticos e de proteção, essa embalagem não era eficaz, uma vez que só ajudava nesta etapa, sendo retirada na hora da entrega.


Atualmente, empresas como a Projepack, fabricante de equipamentos para embalagens, oferecem máquinas especializadas para proteger as esquadrias, sendo focadas em dois tipos principais: máquinas para embalagem termo encolhível, onde um filme é aplicado e aquecido para se ajustar ao produto; e máquinas para embalagem stretch, que envolve a esquadria com filmes, “garantindo uma fixação segura e flexível”, explica Jakson Francisco dos Santos, coordenador de marketing da marca.


Santos pontua que a embalagem para o transporte, feita de maneira adequada, é de extrema importância por diversos motivos, como: proteção contra arranhões, impactos ou danos; proporciona estabilidade e fixação; e facilidade de manuseio, carga e descarga.


Reprodução: Projepack


Além disso, Bruno H. Martins, gerente de operações da Sticktape, fabricante de fitas dupla face e acessórios glazing e ACM, acrescenta que uma boa embalagem previne ataque de agentes corrosivos ou intempéries provenientes dos raios UV, que podem gerar diferença de tonalidade no acabamento final dos perfis (manchas). O gerente comenta que a maioria das empresas utilizam aplicação manual e laminadoras desenvolvidas internamente, com fitas e filmes de polietileno, adesivados ou não.


“As proteções de esquadrias ajudam tanto os produtores quanto as construtoras a economizarem recursos financeiros. Um caixilho protegido não risca e não sofre intempéries de tempo. Ainda ajuda na inversão de fases da obra, economizando tempo e dinheiro”, completa Velletri.


EXISTEM NORMAS PARA O USO DE EMBALAGENS?


Atualmente, não existe uma norma específica regulamentando o uso de embalagens para esquadrias. “É importante ressaltar que as máquinas fabricadas pela Projepack atendem à norma NR12, que estabelece os requisitos de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Essa conformidade garante que as máquinas de embalagem possuam as proteções necessárias para resguardar a segurança dos operadores durante o manuseio e funcionamento dos equipamentos, garantindo um ambiente de trabalho seguro e adequado”, afirma o coordenador de marketing da Projepack.


Por fim, o gerente de operações da Sticktape explica que existem tipos de embalagem com determinados critérios ou necessidades, por exemplo: embalagens somente para transportes e outras com proteção adicional a intempéries. “Esta última varia em função da facilidade de remoção com diversos dias em exposição aos raios UV, pois possuem tecnologia de adesivos especiais até filmes coextrudados possibilitando um efeito black-out impedindo a ação e bloqueando o ataque ao adesivo, impossibilitando que o adesivo ancore permanentemente na esquadria causando manchas e impossibilitando a remoção da fita”, finaliza Martins.


Reprodução: Promaflex

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page