top of page

COMO FUNCIONA O CALÇO PARA DOBRADIÇA?



A dobradiça superior modelo 1101 e a dobradiça para Pivô Invertido Sul modelo 1101 S, da fabricante de ferragens para vidro temperado Glasspeças, estão disponíveis em latão e zamac, com dimensões máximas recomendadas 1000 x 2200 mm ou 900 x 2600 mm. A dobradiça 1101 possui pino e a bucha removíveis. 


Para evitar que a porta se desregule ao abrir e fechar, o vidraceiro elimina o retrabalho de voltar no local da obra e regular a porta novamente utilizando o calço 101, para a dobradiça 1101 superior para porta pivotante, desenvolvido e patenteado pela Glasspeças. 


Segundo a fabricante, os vidros autoportantes são utilizados no Brasil há décadas e, de acordo com a necessidade do mercado, as marcas precisam evoluir, oferecendo produtos que atendam a nova realidade do mercado. 


Os recortes e folgas projetados na indústria vidreira há anos apresentavam medidas justas e pouco reguláveis. O que isso acarreta na aplicação das ferragens? A área de contato da ferragem com o vidro tem diminuído a cada dia, devido a necessidade do vidraceiro os recortes e as folgas dos vidros têm aumentado e as ferragens têm a sua área de contato sendo diminuída sensivelmente. “Se observar as medidas dos recortes e das folgas que aplicamos no vidro, verá que isso contribui e muito para o escorregamento dos vidros. Pensando nisso, a Glasspeças saiu na frente criando um calço que foi patenteado para esta aplicação e diminui bastante os problemas com escorregamento do vidro”, diz a empresa.


“Estamos incluindo em nossas dobradiças 1101 e 1101S este item adicional para melhor aplicação de nossos produtos, sem nenhum custo adicional a ferragem”, diz a empresa.


Testamos este produto em uma porta de 2200 x 1000 em vidro de 10mm.

Neste teste foram feitos 50 mil ciclos de abertura e fechamento da folha de vidro com mola de piso e a porta não apresentou sequer 1 mm de escorregamento.


FOLGAS DO VIDRO


As folgas recomendadas pela Glasspeças para aplicação correta do kit 01 são as seguintes:


Entre o piso e o vidro = mínimo 8 e máximo 10mm

Entre Teto e vidro = mínimo 3 e máximo 5mm

Entre parede e vidro = mínimo 3 e máximo 5mm


Estas folgas foram dimensionadas para melhor atender a fixação da ferragem com o vidro. Conforme a folga é superdimensionada, a área de contato da ferragem com o vidro diminui, fazendo com que o vidro venha a desregular e causar retrabalho na instalação.


Fonte: Glasspeças

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page