top of page

6 PRINCIPAIS TIPOS DE SOLDA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


Reprodução: Oxi-Maq

A soldagem representa o processo de união entre peças por meio de metal, calor e eletricidade. Ela é importante para os setores construtivos, automobilísticos, aeronáuticos e industriais em geral. Você sabe quais são os principais tipos de soldas? Confira a seguir 6 modelos.


TIPOS DE SOLDA A ARCO MANUAL


Esse é um dos métodos mais antigos para a soldagem. O seu processo é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um elétrodo metálico revestido e a peça de trabalho. Para isso, são utilizados um arco e o aço inoxidável para a solda, embora seja possível realizar a união com outros tipos de materiais. Ainda é muito utilizado dentro de metalúrgicas, indústrias automobilísticas, siderúrgicas e mineradoras em geral.


SOLDAGEM MIG/MAG


O tipo é muito utilizado na indústria em geral, porque permite ao soldador ter uma alta taxa de produtividade e qualidade em seu trabalho. Como não é necessário um controle manual da alimentação do metal de fusão, que é o arame neste caso, a solda acontece de maneira mais rápida e pontual.


O nome é derivado do termo inglês MIG, que significa Metal Inert Gas ou Gás de Metal Inerte. Já o termo MAG representa o oposto, isto é, quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.


Os equipamentos para este processo necessitam de fonte de energia, alimentador de arame, cilindro com mistura de gás, tocha e acessórios.


SOLDA TIG


A Solda TIG (Tungsten Inert Gas ou Tungstênio Gás Inerte) pode ser usada em quase todos os metais existentes e, gera uma solda limpa, ou seja, sem nenhum tipo de fumaça tóxica e com uma alta qualidade. Ela consiste em um curto circuito controlado, no qual o arco elétrico se localiza entre um eletrodo de tungstênio inserido na tocha e a peça de trabalho.


Para este processo, é necessária uma fonte inversora ou tiristorizada, mistura gasosa, tocha para soldagem TIG, de gatilho ou rosca, eletrodo de Tungstênio e a vareta com o material a ser soldado.


Contudo, a solda TIG é uma das mais difíceis de se manusear. Então, para poder realizar da maneira certa, será preciso ter uma boa experiência sobre o modelo.


SOLDAGEM COM ARAME TUBULAR


A soldagem com arame tubular é uma das mais conhecidas atualmente, principalmente por ser um dos métodos mais rápidos de solda. Aliás, isso faz com que ela seja muito utilizada, pois sua aplicação em larga escala se torna mais fácil e prática. O tipo de solda com este arame especial possibilita que não se utilize gás para a solda. Isso acontece porque o arame é autoprotegido, ou seja, ele é capaz de proporcionar a própria atmosfera que protegerá a solda


A soldagem é semelhante a Solda MIG/MAG, com a única diferença de que o arame utilizado é tubular.


COM ELETRODO REVESTIDO


A solda com eletrodo revestido é uma das mais utilizadas no mundo. Isso se deve ao fato de que é uma solda de maior facilidade em ser adquirida e encontrada.


Máquinas para soldagem com este processo variam desde transformadores até inversoras de solda. É utilizada em soldas de ferro e aço em geral.


O revestimento do eletrodo libera gases de proteção, que criam uma atmosfera para proteger o cordão de solda. Neste caso, é uma solda elétrica sem a necessidade de gases de proteção.


SOLDA OXIGÁS


A soldagem oxigás utiliza a energia gerada pelo calor para fundir os materiais. A chama é produzida por um maçarico, que aquece o metal e o derrete.


Após o resfriamento do metal, ele acaba se solidificando e formando uma ligação entre os materiais que foram soldados. Essa soldagem é popularmente conhecida e utilizada, por conta da sua simplicidade. O procedimento pode acontecer com ou sem a adição de um metal de preenchimento. Quando tem a adição, muitas vezes, se utiliza o mesmo metal base. Utiliza-se este tipo de solda industrial na manutenção e conserto de peças de pequeno diâmetro.


Fontes: Casa do Serralheiro e Alusolda

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page