6 PRINCIPAIS TIPOS DE SOLDA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER


Reprodução: Oxi-Maq

A soldagem representa o processo de união entre peças por meio de metal, calor e eletricidade. Ela é importante para os setores construtivos, automobilísticos, aeronáuticos e industriais em geral. Você sabe quais são os principais tipos de soldas? Confira a seguir 6 modelos.


TIPOS DE SOLDA A ARCO MANUAL


Esse é um dos métodos mais antigos para a soldagem. O seu processo é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um elétrodo metálico revestido e a peça de trabalho. Para isso, são utilizados um arco e o aço inoxidável para a solda, embora seja possível realizar a união com outros tipos de materiais. Ainda é muito utilizado dentro de metalúrgicas, indústrias automobilísticas, siderúrgicas e mineradoras em geral.


SOLDAGEM MIG/MAG


O tipo é muito utilizado na indústria em geral, porque permite ao soldador ter uma alta taxa de produtividade e qualidade em seu trabalho. Como não é necessário um controle manual da alimentação do metal de fusão, que é o arame neste caso, a solda acontece de maneira mais rápida e pontual.


O nome é derivado do termo inglês MIG, que significa Metal Inert Gas ou Gás de Metal Inerte. Já o termo MAG representa o oposto, isto é, quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.


Os equipamentos para este processo necessitam de fonte de energia, alimentador de arame, cilindro com mistura de gás, tocha e acessórios.


SOLDA TIG


A Solda TIG (Tungsten Inert Gas ou Tungstênio Gás Inerte) pode ser usada em quase todos os metais existentes e, gera uma solda limpa, ou seja, sem nenhum tipo de fumaça tóxica e com uma alta qualidade. Ela consiste em um curto circuito controlado, no qual o arco elétrico se localiza entre um eletrodo de tungstênio inserido na tocha e a peça de trabalho.