NORMA DE FERRAGENS PARA VIDRO ENTRA EM CONSULTA NACIONAL

Diretriz inédita garantirá segurança e bom desempenho das ferragens

Reprodução: Pontofrio

Em 17 de janeiro de 2020 entrou em Consulta Nacional, o inédito Projeto de Norma ABNT NBR 16835 - Ferragens para vidro - Requisitos, classificação e métodos de ensaio, elaborada pela ABNT/CEE-188 - Comissão de Estudo Especial de Ferragens.

O documento estará disponível no site da ABNT para Consulta Nacional até o dia 16 de março. Os interessados poderão, mediante cadastro, votar ou encaminhar sugestões para análise da comissão de estudo. Para votar, acesse: www.abntonline.com.br/consultanacional/login.aspx

A norma é bastante completa e tem por objetivo adequar a classificação de códigos de ferragem, tamanho e peso dos vidros, de forma a garantir segurança e bom desempenho no emprego das ferragens para vidro, fornecendo importantes informações para especificação e instalação das ferragens.

“As ferragens para vidro tratadas por esta Norma são aquelas utilizadas para a fixação dos vidros junto às edificações, podendo ser móveis ou fixas, internas ou externas. Fazem parte da relação de ferragens para vidros as dobradiças, fechaduras e contrafechaduras, trincos e contratrincos, pivôs, suportes, puxadores e roldanas, utilizados em vidros, mas não se esgotando aqui as possibilidades de utilização. As ferragens para vidro são constituídas basicamente por corpo, guarnição e parafusos de fixação, podendo, em alguns casos, possuir componente ou capa para cobertura, neste caso fazendo parte do conjunto” - Projeto de Norma ABNT NBR 16835.

O Projet