Reprodução: Fotomontagem/Ultra Coloring Pages
Confira as principais características e vantagens de cada material:
- Madeira: é o material ideal quando o objetivo é durabilidade e estética. “Hoje, em ambientes internos as portas de madeira ocas ou semi-ocas são muito populares. E as maciças são indicadas para ambientes externos, já que devido à maior exposição ao tempo, a porta precisa ser mais resistente. Além disso, elas atuam como um bom isolante térmico e acústico”, explica Valdines Krewer, gerente técnico da Roto Fermax, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias em componentes de portas e janelas.
- Aço: as portas de aço são conhecidas por sua resistência e durabilidade, por isso são facilmente encontradas em imóveis comerciais. Mas apesar de contar com fácil manutenção, esse tipo de material pode ser atingido pela ferrugem e sofre com a maresia, sendo contraindicado para regiões litorâneas.
- Alumínio: as características do alumínio viabilizam a aplicação das portas desse material em ambientes internos e externos. O metal é resistente ao sol, à ação da água e até mesmo à corrosão, o que torna esse tipo de porta muito indicado para instalação em áreas litorâneas. “O alumínio resiste aos efeitos da maresia com ótimo desempenho e pode contar com diferentes tipos de acabamento”, explica Valdines. Apesar da sua alta durabilidade e de não exigir manutenção, as portas de alumínio têm um custo relativamente maior em relação às portas de madeira e são mais frágeis devido à leveza do material.