
O alumínio composto oferece variedade de cores e flexibilidade podendo ser dobrado ou curvado, favorecendo o desenvolvimento de projetos arrojados e bonitos. Por conta dessa característica, o acm pode inclusive modificar o formato arquitetônico do local de aplicação.
Para adequar os painéis à obra eles podem ser “cortados utilizando-se lâminas de vídia, serra circular manual ou de mesa de corte, serra vertical, tico-tico, routers e lâminas especiais para cisalhamento”, afirma Cíntia Figueiredo, coordenadora de projetos da Kawneer América Latina.
Para a curvatura das placas utiliza-se o processo de calandragem, realizado por meio de maquinário específico (em geral, dois ou mais rolos contra-rotantes se movem para curvar o painel).
Também é possível efetuá-lo mediante o processo de curva ou dobra sob pressão, no qual se utiliza uma matriz para obter os raios desejados.
Existe ainda o processo de curva mecânica, no qual o painel pode ser dobrado sobre um cilindro com diâmetro apropriado, fixado sobre uma mesa que possui uma folha articulada presa a ela e que flexiona o painel a fim de curvar a folha.

Gostaria de saber mais sobre o acm e o processo de curva ou dobra?
Solicite a matéria da edição nº123 pelo e-mail: reportagem@contramarco.com.br