Reprodução: Google
A escolha do material da janela deve levar em consideração as prioridades da obra. A madeira oferece um ótimo isolamento térmico e acústico, mas exige uma manutenção regular, o que eleva o custo. As peças de alumínio e aço são as mais procuradas no mercado, pois proporcionam um bom custo-benefício e não demandam tanto cuidado.
O ferro é indicado para lugares longes das regiões litorâneas, representa um custo elevado na obra e necessita de manutenção constante. Já as esquadrias de pvc são extremamente duráveis e praticamente dispensam cuidados.
Quanto à localização, em apartamentos, a janela deve atender às especificações do condomínio, já que estão à mostra na fachada do prédio e seguem um padrão.
Para as casas, o modelo da janela pode seguir as preferências do cliente. Algumas janelas utilizam o contramarco e outras podem ter a espuma de poliuterano, então é necessário ir além da percepção técnica.
“Um profissional especializado é fundamental para o sucesso do projeto”, afirma Renato Andrade, arquiteto.
Na hora da compra, é importante consultar a certificação da janela, como o selo do Inmetro, que assegura o atendimento total às normas da ABNT.