Buscar
  • anallt

ÍNDICE ABRAMAT MOSTRA SINAIS DE RECUPERAÇÃO DO SETOR


O Índice da Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat) apresentou no mês de outubro sinais de recuperação do setor mais consistentes após quatro anos de retrações mensais. A variação entre outubro de 2017 e o mesmo mês de 2016 registra crescimento de 3,7%, enquanto na comparação com as vendas do mês de setembro o estudo aponta alta de 4,2%.


Os dados indicam as vendas da indústria ao varejo como principal responsável pela continuidade da recuperação esboçada em setembro. O aumento nas vendas de imóveis em algumas capitais brasileiras contribui para a melhora do cenário. Uma análise do segmento mais aprofundada mostra variação positiva na venda de produtos de base e nos de acabamento: 2,6% e 5,4%, respectivamente.


No acumulado até outubro, as vendas seguem negativas, porém com desaceleração nas quedas. Tal fato é observado na absorção de mão de obra da indústria, que vem respondendo ao crescimento nas vendas.

Segundo Walter Cover, presidente da Abramat, os resultados do setor sinalizam para o início de uma recuperação, contudo a continuidade ainda depende de fatores externos à cadeia da construção civil. “Os dados de venda refletem o contínuo aumento no grau de confiança do consumidor, o que por sua vez também aumenta a confiança do empresariado”.


A entidade ainda mantém a previsão de fechar o ano com retração de 5,0% nas vendas em comparação ao ano de 2017.



Fonte: Afeal/ Abramat

26 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200